Podemos dizer que o Android é um sistema absurdamente fragmentado, oferecendo uma grande diversidade de modelos e versões. Porém, é importante ver como eles se organizam em um gráfico de popularidade. O pessoal do OpenSignalMaps nos mostra nada menos 3.997 dos telefones, tablets e outros dispositivos Android em um curioso gráfico, que você vê abaixo.

Não é surpresa para ninguém que o Samsung Galaxy S II é o líder absoluto em popularidade, com os seus mais de 10 milhões de unidades vendidas ao redor do planeta. O Samsung Galaxy S é o segundo mais popular, seguido pelo HTC Desire.

Alguns detalhes do gráfico devem ser considerados. 1.363 dispositivos são novos, ou aparecem pela primeira vez no estudo. Existem muitas ROMs modificadas e muitas variações de operadoras, o que pode levantar uma discussão sobre a exatidão desses números.

Você pode ler mais detalhes sobre esse estudo clicando aqui. A consulta é válida até mesmo para recolher informações sobre marcas populares, como LG e Motorola. Só um detalhe: as diversas versões do Android 2.3 (Gingerbread) encabeçam a lista da versão mais usada do sistema do Google, reforçando as últimas pesquisas feitas sobre o assunto.

Via PhoneArena