Press "Enter" to skip to content
Início » Minha Opinião » Amazon Fire TV e Google Nexus Player: vale a pena comprar nesse momento?

Amazon Fire TV e Google Nexus Player: vale a pena comprar nesse momento?

Compartilhe

amazon-fire-controller

Em 2012, o site de crowdfunding Kickstarter deu uma bela sacudida na internet, com o projeto do OUYA, um produto que prometia devolver os videogames para uma era mais simples do que aquela proposta pelas gigantes do setor. Na época, era uma grande aposta: o Android não parava de crescer, e muitos apostavam que o próximo passo para o sistema era conquistar os dispositivos orientados para a TV, mas foi esse projeto do OUYA a apresentar uma opção séria.

O OUYA era um console baseado no Android que era bonito, funcional, econômico e livre dos vícios das grandes corporações. Ou seja, ‘não tinha como dar errado’, certo?

Pois é… muita coisa deu errado.

A qualidade do OUYA era questionável, o catálogo inicial de jogos era praticamente nulo, o software gritava por ajustes urgentes, e seus desenvolvedores sequer conseguiram tornar o produto uma central multimídia minimamente decente. O que é uma pena, diga-se de passagem: eu mesmo pensei em comprar um OUYA, mas depois de ler tantos relatos negativos, simplesmente desisti.

ouya

Muito tempo passou depois do primeiro contato. Os desenvolvedores do OUYA sofreram para corrigir os erros do passado, e agora os seus proprietários contam com um produto um pouco mais próximo do que deveria ser desde o começo. Também é fato que, dois anos depois, o hardware do OUYA é praticamente obsoleto, e a mancha do seu histórico é impossível de ser apagada.

Hoje, a opinião sobre esse tipo de dispositivo é bem diferente daquela emitida há dois anos. Antes, muitas expectativas foram criadas. Agora, poucos estão dispostos a arriscar em um console/sistema multimídia baseado no Android. E não é de se estranhar que isso aconteça agora. Afinal, temos que aprender com as experiências do passado, não é mesmo?

Mas de algum modo (que não consigo compreender), bateu o entusiasmo nos fabricantes. Sem saber quantas unidades do OUYA foram vendidas, gigantes como Google e Amazon decidiram apostar em projetos similares, sem  se importar para as chances dos produtos do presente fracassarem. Tal como aconteceu com os produtos do passado.

Aqui, me resta perguntar: o que leva essas empresas a correrem tal risco? Depois de tudo o que vimos, existe mesmo mercado para esses dispositivos? Quem sabe só falta uma combinação mais adequada de software, hardware e serviços para que esses sistemas baseados no Android alcancem o sucesso.

 

OUYA vs Fire TV vs Nexus Player

nexus-player

Ainda que pareçam produtos similares, a verdade é que eles são radicalmente diferentes. A essência de hardware e software é muito parecida com a de um smartphone Android adaptado para funcionar em grandes telas, mas o OUYA sempre esteve 100% focado nos videogames. Já Google e Amazon foram para a direção contrária, focando os seus esforços no consumo de conteúdo televisivo, filmes e vídeos.

E é aqui que existe um pouco de esperança para esse nicho de mercado. Bem sabemos que a indústria dos videogames está cheia de vícios, e a qualidade dos seus jogos e enormes investimentos feitos deixam o segmento preso aos gamers mais exigentes. Porém, no mundo da TV via internet, a Microsoft não vingou, e dispositivos como Roku e Apple TV mandam nesse segmento com mãos de ferro.

Google e Amazon também são fortes nesse setor. A TV pela internet não só é o futuro, mas está se transformando em um poderoso presente, onde mais e mais pessoas estão chegando. No caso da Amazon em particular, a lição de casa é feita direitinho na oferta de conteúdos, e aos poucos o Google está aprendendo como fazer.

O segredo do sucesso dos dispositivos da Amazon e Google podem estar nas necessidades do usuário. O Fire TV e o Nexus Player são dois ótimos dispositivos multimídia, que podem competir em pé de igualdade com o Apple TV e outros dispositivos, inclusive superando em muitos aspectos. Tanto Google como Amazon precisam fazer muita coisa para se igualar à oferta do Roku e Apple em países como os Estados Unidos, mas as duas compensam com uma maior flexibilidade em seus produtos.

nexus-tv

No mundo dos videogames, o cenário não é tão claro. A maioria dos desenvolvedores não estão convencidos com as ofertas da Google, Amazon, OUYA e outras empresas, e ainda não vemos jogos que podem sequer se aventurar a competir com o que podemos ver no Nintendo 3DS ou PS Vita. Os jogos para consoles Android ainda são muito ‘indies’, e é preciso mais do que isso para seduzir um público cada vez mais exigente.

Logo, podemos dizer que se você quer ver as suas séries favoritas no Netflix, reproduzir filmes a partir de um pendrive ou HD, e de vez em quando rodar alguns dos seus jogos favoritos de sua infância em um emulador, produtos como o Nexus Player ou o Fire TV estão prontos para te fazer feliz.

Se você deseja os videogames mais complexos e com gráficos de alta qualidade, comprar esses produtos pode ser o sinônimo de uma grande decepção pessoal.


Compartilhe
@oEduardoMoreira