O MeeGo é um sistema morto (apesar do pessoal da assessoria de imprensa da Nokia tentar me convencer do contrário recentemente… mas isso é uma outra história). Mas o pessoal do NITDroid resolveu dar uma sobrevida ao ótimo hardware do do Nokia N9, colocando o Android Ice Cream Sandwich no dispositivo. E o que é melhor: de graça, para consumo público.

Isso mesmo! Se você quiser arriscar e instalar o sistema Android no N9, é possível. Acontece que o processo está em fase de gerenciamento, o que impede que a instalação forneça todas as funcionalidades do elegante smartphone da Nokia, mas pelo menos sabemos que os drivers 3D, os recursos multitoque da tela, a rede via USB, a conectividade Bluetooth e a recarga de bateria estão funcionais com o sistema Android.

Quanto ao MeeGo? Segue por aí, sendo por enquanto (e eu disse, por enquanto) a opção mais completa e robusta para o N9. Mas como tem muita gente habilidosa nesse mundo, acredito que até no N9, os dias do MeeGo estão contados. Clique aqui para baixar a ROM do sistema.