Hoje é o dia de estrear novos segmentos de posts nesse blog.

Eu sei que eu não tenho um português perfeito. Algumas vezes, eu cometo erros que precisam se corrigidos. Porém, me assusta o fato das pessoas terem simplesmente desaprendido a escrever, colocando qualquer porcaria em um e-mail ou um texto. Aliás, recentemente passei por alguns problemas em relação a alguns textos que recebi em outro blog (o “extinto materno” foi o meu limite), e por causa disso, resolvi mostrar ao Brasil como NÃO fazer. Nasce agora o segmento “Aprendeação Igonorante”.

Eu recebo vários tipos de e-mails no TargetHD e no SpinOff. A maioria é sobre dúvidas de produtos de tecnologia, ou pedidos de informação sobre postos de vendas. de algum produto. Mesmo com uma descrição enorme na área de contato dos blogs informando que “não respondemos dúvidas sobre produtos”, em alguns casos eu acabo respondendo, por considerar dúvidas interessantes.

Porém, eu costumo fazer um filtro sobre o tipo de mensagem que merece ou não ser respondida. Um desses filtros passa por saber escrever o bom português. Um exemplo do que eu estou falando segue abaixo.

Recebi um e-mail com os seguintes dizeres (juro, vou simplesmente copiar e colar o conteúdo do texto, tal como está no e-mail):

trabalho com son automotivo gostaria que o tepartamento de vendas mi enviasse catalgo elistra de preco dos produtos, obrigado

Não acredita? Veja o print do e-mail abaixo, e chore (de desgosto, ou de tanto rir).

aprendeacao-01

Sério, eu não consigo mesmo acreditar que as pessoas estão escrevendo desse jeito. Considerando a pequena possibilidade dessa mensagem ter sido enviada de um smartphone (o que complica o processo de digitação), como é que as pessoas se esqueceram das vírgulas, do ponto final e de outras coisas consideradas essenciais para o bom português?

Sem falar no “tepartamento”, uma vez que o T está razoavelmente longe do D no teclado QWERTY tradicional. E o “listra”? Posso mandar um e-mail listrado para ele?

É esse o tipo de e-mail que jamais será respondido por mim. E esse é só o começo. Mais pérolas dos internautas funcionais (ou da “aprendeação igonorante”) estão por vir nos próximos dias. Aguarde e confie.