Press "Enter" to skip to content
Início » Bancada de Testes » Bluetooth é vida!

Bluetooth é vida!

Compartilhe

2015-05-11 17.51.58

Chegou até aqui os fones sem fio BackBeat GO 2 da Plantronics, que está em testes para um futuro review do TargetHD.net. Nem preciso dizer que o grande barato desses fones Bluetooth, é o fato dele ser sem fio, oferecendo a tão sonhada liberdade de movimentos na hora de ouvir músicas e podcasts no smartphone, sem a intervenção de cabos. E é nessas horas que você entende claramente que ‘o Bluetooth é vida’. Ainda mais quando funciona bem.

Sem antecipar muitas coisas sobre esse produto (porque eu quero que você leia o review), o que eu posso dizer é que a evolução tecnológica fez com que o Bluetooth se tornasse hoje algo prático e funcional para que qualquer pessoa conte com uma experiência de uso otimizada. Não só na parte de consumo multimídia – como é no caso desse produto -, mas também nas tarefas de produtividade.

Veja bem: meu computador (Dell Vostro 5470) tem um ótimo Bluetooth, que pode conectar diversos dispositivos (com a ajuda do Windows 8.1). Meu mouse sem fio? Bluetooth. Meu smartphone (Motorola Moto Maxx)? Bluetooth. Pulseira quantificadora (apesar de ficar mais tempo sentado diante do computador)? Com Bluetooth, é claro. E agora esses fones da Plantronics.

É muita ‘conexão azul’ me cercando.

E isso está bem longe de ser ruim. Pelo contrário.

Se levarmos em consideração a evolução da tecnologia, o Bluetooth se tornou um recurso bem mais eficiente e flexível do que era em 2005, por exemplo. Eu me lembro como era uma luta para fazer os smartphones da Nokia sincronizarem com o computador com Windows de forma eficiente. Simples, nunca foi. Apesar do fato que esses mesmos telefones dos finlandeses eram capazes de identificar com certa facilidade fones sem fio e outros telefones.

Também me lembro da dificuldade que era transmitir arquivos de um aparelho para outro. No papel, os fabricantes faziam acreditar que era um processo simples e prático, mas no mundo real, as transmissões de dados eram lentas demais, tornando todo o processo algo traumático.

2015-05-11 17.46.06

Hoje, está tudo muito diferente. Um mesmo computador pode receber vários dispositivos Bluetooth conectados. Acessórios não dão o menor trabalho de serem configurados, e as transmissões de dados ocorrem com uma velocidade excelente.

E, no caso específico de um smartphone – já que meu foco principal é a tecnologia móvel e os gadgets que tanto amo -, as novas tecnologias Bluetooth resultam em um menor consumo de bateria, tornando essa versatilidade algo ainda mais eficiente e funcional. Você pode passar boas horas ouvindo as suas músicas preferidas, sem se preocupar muito se a bateria será drenada pela comunicação com os fones sem fio.

Quer dizer… depende do smartphone em questão. E da personalização do Android. E dos recursos de economia de bateria presentes (ou ausentes) no dispositivo. Mas em linhas gerais, a maioria pode aproveitar dessa liberdade oferecida pela ausência de cabos.

Enfim… para mim, Bluetooth é vida! Uso bem mais do que imaginava, e minha vida conectada se tornou muito mais eficiente a partir do momento que passei a usar o recurso de forma mais intensa. E, parando para pensar, precisou pelo menos uns 10 anos para que essa ferramenta se tornasse algo efetivamente prático e funcional para a maioria dos usuários.


Compartilhe
@oEduardoMoreira