acerwacer-iconia-w3-810left-facingkbmat

A Computex 2013 começou hoje (03/06) em Taipei, e tal como nos últimos anos, os fabricantes já começam a apresentar os seus lançamentos tentadores para os próximos meses. Muitos deles não darão as caras por aqui, mas nem por isso devo fazer como outras editorias de tecnologia, que simplesmente ignoram essas novas peças tecnológicas.

Acer e ASUS vieram animadas para o começo do evento. Logo pela manhã, o meu feed de notícias já estava lotado com muitas novidades apresentadas pelas duas fabricantes. O ênfase em mobilidade é claro para a edição desse ano da Computex, mas fico feliz em ter visto um ou outro lançamento pensado na produtividade com desktops, ou algo próximo à isso. Um dos destaques na parte mobile é o Acer Iconia W3 (foto do topo do post), especulado por muitos, e que agora se torna uma realidade, sendo este o primeiro tablet com tela de 8 polegadas e sistema Windows 8 completo (Windows 8 Pro).

ASUS_VivoPC_VivoMouse

Entre os desktops, merece destaque o ASUS VivoPC e ASUS VivoMouse. Apostando no entretenimento, a fabricante asiática lançou um media player em forma de computador, com sistema Windows 8 e porta SATA de velocidade de 6 GB/s, que trabalha em conjunto com um mouse “3 em 1”, já que o produto é um touchpad, um mouse e um controle remoto combinados. O objetivo aqui é facilitar a interação com o media player e principalmente, com a interface do Windows 8.

ASUS-Transformer-Book-Trio_1

Por falar em conceito 3 em 1, o ASUS Transformer Book Trio também traz esse conceito. Ele pode ser um notebook, um tablet (quando destacado de sua base com teclado) e, se você acha que isso é suficiente, o teclado/dock ainda pode se transformar em uma estação de trabalho (quando conectado a um monitor). De quebra, o tablet ainda é dual-boot: você pode trabalhar com ele com os sistemas Android 4.2 Jelly Bean e Windows 8.

ASUS-Fonepad-Note-FHD-6_1

Ok, é claro que vimos smartphones nesse primeiro dia de Computex 2013. Destaco aqui o rival do Galaxy Note II (ASUS FonePad Note, foto acima) e o Acer Liquid S1, que se assume como “phablet” por excelência, com sua tela de 5.7 polegadas. Mas eu imaginava que já teríamos uma enxurrada de tablets e smartphones nesse primeiro dia, e não foi bem assim. Aliás, a Computex sempre se destacou por apresentar um pouco mais de computadores convencionais, como dekstops e notebooks. Não deixa de lado a mobilidade, mas também não é o que podemos dizer que é a principal ênfase da feira.

Para mais informações e cobertura completa da Computex 2013, você pode visitar os posts do TargetHD.net.