netbook-linux-com-nexus-7

 

Reproveitar velhos dispositivos pode render várias surpresas aos seus proprietarios. E é isso o que acontece com os tablets, como o Nexus 7, que com um processo relativamente simples pode se transoformar em um notebook com Ubuntu, totalmente funcional.

Obviamente o resultado é limitado pelas dimensões da tela, mas na prática é extensível ao outros modelos de tablets que suportam o Linux, que podem ser utlizados com um dos cses com teclado disponíveis no mercado.

E tudo isso, por um custo ínfimo.

 

 

Tablets conversíveis, tremei!

 

netbook-linux-com-nexus-7-02

 

O exemplo mais emblemático dessa transformação foi publicado pelo blog NODE, que explica o processo para transformar o Nexus 7 de 2012 em um miniportátil com Ubuntu.

A primeira parte do processo consiste em instalar o Ubuntu 13.04 no Nexus 7. Apesar de ser uma versão antiga do sistema operacional, ele funciona perfeitamente no tablet, com uma instalação simplificada através de imagens de pré-instalação preparadas para o hardware do tablet.

O processo de instalação é o mesmo para outros sistemas operacionais, e o acesso ao modo fastboot pode ser feito da mesma forma. Mas no tutorial presente nesse link, vemos todo o passo a passo, que não é tão complexo para os mais experientes.

 

 

Os cases com teclado (e touchpad): o ingrediente secreto

 

Depois de tudo instalado, é possível utilizar o “netbook Linux” conectando o tablet a um case com teclado. No post, vemos um case Zagg AutoFit para tablets de 7 polegadas. Mas as opcões são diversas.

Alguns cases contam com teclado E touchpad, aumentando as possibilidades de uso do Nexus 7 em modo portátil. Não são cases tão caros.

O vídeo abaixo explica como adaptar a porta microUSB (OTG) do Nexus 7 para contar com uma porta USB, onde podemos conectar pendrives. Ainda que essa última parte comprometa o design, é sempre interessante contar com essa possibilidade.

De novo: a melhor parte é que todo esse processo pode se aplicar para outros tablets com diferentes tamanhos.

GE-NI-AL!

 


Via NODE