No começo dessa semana, fomos obrigados a bloquear o recurso de seleção de textos do blog. O motivo para isso foi o repentino aumento de cópias não autorizadas de nossos textos na íntegra, e de utilização de nossas imagens em nosso servidor, de forma não autorizada. Sabemos que não vamos resolver o problema em 100%, e que essas cópias podem voltar a acontecer, mas pelo menos vamos inibir essa prática para a maioria daqueles que são preguiçosos o suficiente para digitarem textos, além de alertar, de forma direta, os possíveis infratores, convidando os mesmos a lerem nossa Política de Privacidade, deixando ciente ao infrator que, na reincidência da atitude, tomaremos as medidas legais cabíveis pela prática.

Por causa dessa decisão, estamos recebendo algumas reclamações de visitantes do blog, que não conseguem mais utilizar a opção de abrir uma nova aba do navegador ao clicar com o botão direito em um link para abrir o menu contextual, e selecionar a opção “Abrir Em Uma Nova Aba”. Lamentamos pelo ocorrido, mas peço que entendam que tomamos a decisão pelo motivo citado acima, ou seja, a falta de bom senso de alguns.

Mas saiba que é possível ainda utilizar o recurso de “Abrir O Link Em Uma Nova Aba” sem utilizar o botão direito do mouse. Esse recurso ainda está ativo em qualquer um dos principais navegadores, e pode ser acessado de forma bem simples. Existem, pelo menos, duas opções para solucionar o problema.

1) para quem usa o mouse, você pode simplesmente utilizar o botão do meio, ou o “scrool wheel” (disco de rolagem de página) para abrir links em nova aba. Basta clicar com o disco de rolagem, assim como você clicaria com o botão direito do mouse, e uma nova aba é aberta em segundo plano, com o link correspondente ao clique.

2) para quem não usa o mouse (e essa é considerada uma solução universal, ou seja, para qualquer tipo de equipamento), você pode utilizar o cursor do sistema (com o mouse, ou com o trackpad do seu notebook), posicionar esse cursor sobre o link a ser aberto, apertar e segurar a tecla CTRL do seu teclado e clicar sobre esse link. O conteúdo do link será aberto em uma nova aba em segundo plano.

Como podem ver, com soluções até mais simples que clicar no botão direito do mouse, você ainda pode ter as mesmas funcionalidades que antes você contava, e sem prejuízo para sua navegação.

Reforçamos aqui o compromisso de, com o passar do tempo, ajustar as funcionalidades do blog para combinar uma navegação mais funcional, mas que também nos ofereça uma segurança em relação ao nosso conteúdo.

Agradeço pela compreensão.

Eduardo Moreira