EaseUS Data Recovery

Todo mundo já passou pela situação de precisar recuperar dados perdidos no computador ou smartphone. Todo mundo já teve problemas dos mais diversos em seus equipamentos informáticos, e esses problemas normalmente acontecem quando menos desejamos.

Durante atualizações de software, após instalação ou desinstalação de aplicativos, durante a transferência de arquivos entre dispositivos ou até por falhas do sistema operacional. Esse tipo de incidente pode mesmo acontecer, e nesses momentos nem sempre contamos com a melhor solução para a recuperação de dados e, invariavelmente, perdemos todos os dados do nosso dispositivo. Ou pelo menos alguns dados considerados relevantes.

Mas alguns softwares podem te ajudar a minimizar o estrago. O EaseUS Data Recovery é um dos mais completos nesse aspecto, não apenas por ser efetivo na recuperação de dados, mas por também trabalhar com múltiplas plataformas, apresentando uma maior versatilidade e possibilidades na recuperação desses dados.

O software está disponível em versões para Windows, Mac, iOS e Android. Conta até com uma versão específica para recuperação de dados específicos por e-mail, o que pode também ser muito bem vindo quando precisamos recuperar mensagens e documentos importantes que podem se corromper durante a troca de mensagens.

Em cada uma das plataformas, o EaseUS Data Recovery conta com um tutorial e metodologias específicas para a recuperação desses dados, em diferentes cenários: dados removidos acidentalmente, recuperar arquivos deletados intencionalmente, lixeiras que foram esvaziadas e reversão do comando shift+delete sem backups.

 

 

O software também é eficiente para recuperar dados em unidades reparticionadas, durante o gerenciamento da inicialização, clonagem de disco mal sucedida, reinstalações de sistema e até acidentes em disco. Também é possível restaurar arquivos de uma partição formatada, inclusive quando o disco rígido está indisponível por um erro de formatação.

Por fim, o EaseUS Data Recovery também é capaz de recuperar arquivos depois de paralisações críticas do sistema, erros e falhas gerais do disco rígido, desligamento aleatório do computador, ataque de vírus, entre outros.

Para os problemas de perda de dados mais simples e triviais, onde o volume dos arquivos é inferior a 2 GB, a versão gratuita do EaseUS Data Recovery dá conta do recado. Basta selecionar a unidade onde as informações estavam para que o software faça a análise do disco. Após a varredura, o programa mostra os dados que podem ser recuperados. A partir daí, basta escolher o que você quer recuperar, que o programa faz o trabalho pesado.

Para usuários mais avançados ou empresariais, existem outras modalidades de licença do programa. Todas elas são versões pagas, mas que liberam recursos importantes que resultam em maiores resultados na recuperação dos dados.

As licenças Pro, Pro + WinPE (voltado para os profissionais com pequenas empresas com mais de um computador Windows) e Technician permitem a recuperação ilimitada de dados, atualização gratuita e ilimitada e suporte técnico gratuito. De forma específica, a versão voltada para os técnicos conta com ferramentas adicionais que facilitam o trabalho de manutenção para clientes, e a versão Pro + WinPE conta com suporte para mídia bootável, para uma recuperação nas inicializações.

O EaseUS Data Recovery é uma das soluções disponíveis entre os diversos softwares de recuperação de dados que podem ser uma das alternativas mais viáveis para o grande público.

Vale a pena o teste.