iphone 4s teaser

Eu estou procurando um iPhone para chamar de meu. Não precisa ser novo, nem um iPhone 6 ou 6s. Me contento com um iPhone 5s ou até um iPhone 5c de 16 GB. Desde que esteja tudo em ordem, com iCloud liberado para ativação de conta, entre outros detalhes. Nessa busca, alguns “para-quedistas” acabam caindo. Com histórias inacreditáveis.

Um cidadão entrou em contato comigo para oferecer um iPhone 4s. Até aí, tudo bem. Não excluo essa possibilidade. Ele mandou fotos do produto, falou que estava “seminovo” (sempre desconfio disso de um produto com dois anos ou mais de mercado), que tinha caixa, nota fiscal, carregador… enfim, o produto estava até decente.

Até aí, tudo bem.

O problema foi quando perguntei a capacidade de armazenamento do produto. E o cidadão mandou essa pérola:

“Ele tem 16 GB, mas foi atualizado e agora está com 64 GB de armazenamento.”

Oi? É isso mesmo?

 

O milagre da multiplicação de espaço de armazenamento no iPhone

Sim. Ao que tudo indica, o amigo atualizou o seu smartphone VIA SOFTWARE, e esse software liberou o triplo de memória de armazenamento inicialmente disponível.

Tudo bem. Em partes.

Eu me lembro que em um passado não muito distante, eu escrevi um texto no TargetHD.net relatando sobre uma manobra que os chineses estavam fazendo, que era forçar uma atualização DE HARDWARE em iPhones, ou seja, eles abriam o smartphone da Apple e trocavam o módulo de memória de 16 GB para capacidades maiores, alcançando até 128 GB. A partir daí, era necessário utilizar um software específico para que o iOS reconheça o novo módulo de memória, para que tudo funcione corretamente.

Mas nunca ouvi falar sequer que a Apple instalava um módulo de armazenamento maior e acabava limitando esse espaço para os usuários, apenas por avareza. Isso para mim não faria o menor sentido: por que uma empresa colocaria de forma nativa um módulo de maior capacidade, limitando o acesso aos dados?

Seria mais caro para a empresa e para o consumidor.

Dei uma pesquisada rápida na internet e não encontrei referências sobre tal técnica. Pode até existir algo similar, ou no sistema que eu descrevi um pouco acima nesse post. Agora expandir espaço de armazenamento em um iPhone que oficialmente não possui esse espaço nativo?

Que milagre de multiplicação é esse?

Alguém pode me ajudar a esclarecer isso?