iPhone

 

O livro The One Device: The Secret History of the iPhone, publicado recentemente por Brian Merchant, narra a história da origem do iPhone, através de dezenas de entrevistas com engenheiros e designers da Apple que trabalharam no projeto especial.

Uma história chama a atenção: Steve Jobs queria um botão “voltar” ao lado do botão do início.

O designer que conta a história destaca como convenceu Jobs que este seria um erro fatal, e apesar de não podermos comprovar a veracidade dos fatos, outros argumentos do livro foram desmontados por executivos da Apple.

Na verdade, o livro de Merchant insinua que o iPhone poderia ser muito parecido com os smartphones Android atuais.

 

 

De acordo com o autor, Steve Jobs queria dois botões no iPhone para navegação no sistema. O engenheiro em questão convenceu o CEO da Apple que era fundamental gerar a confiança e a previsibilidade no usuário, e o botão Home era capaz de entregar tudo isso.

Infelizmente, Jobs não está mais conosco para comprovar ou desmentir essa história.

O livro também mostra outros detalhes técnicos, como um teórico protótipo que adaptava um teclado físico, como os da BlackBerry, como um pedido expresso de Phil Schiller, mas Jobs teria desestimulado da ideia, de acordo com Tony Fadell, responsável pelo desenvolvimento do iPod.

Por outro lado, tanto Schiller como Fadell negaram essa teoria. Merchant mantém a sua versão, e garante que manteve dezenas de entrevistas com funcionários e ex-funcionários da Apple, e que não tinha motivos para pensar que alguém iria mentir.

Difícil é saber a verdade. De qualquer forma, fica o registro.

 

Via BGR