Em sua concepção original, os Mindstorms da LEGO foram desenvolvidos em um momento em que os PCs reinavam em absoluto. Mas em pleno ano de 2013, a empresa se deu conta que as coisas mudaram, e muito. Nesse sentido, o seu novo Mindstorm EV3 conta com uma nova firmware Linux, que permite que o produto seja controlado por dispositivos Android ou iOS de forma nativa, e conta com uma plataforma em geral muito mais hackeável, permitindo uma maior programação de suas funções e, de quebra, conte com um slot para cartões SD.

O sistema possui um sensor infravermelho, que expande as possibilidades do equipamento (a LEGO sugere que as construções EV3 podem seguir outros gadgets em movimento, ou até mesmo o seu criador por toda a casa). Se trata inclusive do primeiro kit da LEGO com o seu guia de fabricação em 3D, graças a um novo aplicativo criado via Autodesk, que permite aos seus usuários a visualização do processo de montagem em todos os ângulos possíveis.

A linha EV3 da LEGO chegará ao mercado no segundo semestre de 2013, com um preço sugerido de US$ 350 para o modelo base.

Via LEGO