air hockey

 

Aproveite o final do ano para seguir adiante com seu projeto pessoal, ou reproduza um projeto interessante. Um que pode valer a pena é o de dar vida a um robô profissional de air hockey.

Jose Julio da JJ Robots fez isso. Usou a tecnologia atual e a implantou a favor do entretenimento, com elementos que, até certo ponto, são fáceis de conseguir.

 

Crie o seu oponente, mas não jogue sozinho

 

 

O Air Hockey Robot usa um smartphone, uma placa Arduino e um braço robótico do tipo plotter.

Seu segredo está no seu aplicativo do smartphone (Android), que usa a câmera do dispositivo como sistema de seguimento para o puck, determinando a posição e trazer trajetórias para assim mover o braço robótico.

O braço se conecta à placa Arduino, que recebe a informação captada pelo smartphone via WiFi, tomando as decisões vindas do sistema criado para o aplicativo. Assim, basta a câmera do telefone estar apontada o tempo todo para a mesa. Assim, teremos um rival à nossa altura, mas sempre é possível ajustar o nível de dificuldade.

Os dados capturados pela câmera são processados em tempo real, e permite o envio da informação para que o braço robótico seja capaz de se defender, golpear o puck, mostrar as trajetórias previstas e identificar todos os elementos na mesa de jogo.

José Julio publicou o passo a passo para recriar o sistema, além do código para a programação do robô e do sistema do aplicativo, onde é possível realizar ajustes adicionais, de acordo com nosso gosto ou criatividade.

 

Via JJ Robots