instagram-windows-phone

O Instagram virou uma mina de ouro, mesmo sem ter uma forma muito clara para obter lucros. Em pouquíssimo tempo, se tornou aplicativo essencial para qualquer plataforma móvel, acumulou valor de mercado, foi comprado pelo Facbeook, e ao que tudo indica, a partir de agora, “o céu é o limite”. Nem mesmo o fato de ter sua integração com o Twitter retirada fez com que o seu interesse diminuísse, e as gigantes do mundo mobile que ainda não contam com a sua opção começam a ficar aflitas com o fato de não poder oferecer aos seus usuários o aplicativo de compartilhamento de fotos.

Um desses fabricantes é a Nokia, que ao que tudo indica, está desesperada para ter esse aplicativo em seus smartphones com Windows Phone. A prova que esse desespero é tão grande, que até existe um aplicativo para o sistema móvel da Microsoft cuja única função é mostrar para o Instagram que os usuários do Windows Phone querem o seu software em sua plataforma. Eu nem sei o que pensar direito sobre isso, mas vamos entrar em detalhes, para tentar entender o que está acontecendo.

O aplicativo responde pelo nome #2InstaWithLove, e não serve para nada, além de colocar pressão no Instagram. O objetivo do app é fazer com que o pessoal do aplicativo de fotos perceba que existem muitos usuários dos smartphones Nokia Lumia com Windows Phone interessados no seu aplicativo. Tudo o que o aplicativo faz é tirar uma foto, colocar um único filtro, e permitir o compartilhamento nas redes sociais cadastradas, usando a hastag #2InstaWithLove.

A própria Nokia não nega que o objetivo desse aplicativo é chamar a atenção dos responsáveis pelo Instagram, e nada mais. Palavras da empresa:

“Muitos de vocês nos perguntam quando o Instagram vai chegar ao Windows Phone, e o aplicativo #2InstaWithLove foi criado como uma maneira para que você possa fazer com que eles te escutem. Se trata de mostrar ao Instagram o quão apaixonada é a comunidade do Windows Phone, assim, sejam criativos e compartilhem suas fotos favoritas conosco, usando a rede social que preferir.” 

Fato é que o Instagram se tornou um dos pontos decisivos dos usuários na hora de comprar um novo smartphone. Uma coisa que devemos pensar é que, talvez (mas só talvez) quem deveria fazer esse tipo de pressão era a Microsoft, que é quem é a responsável direta pelo Windows Phone, e não a Nokia. De qualquer forma, a pressão até faz sentido, e alguns rumores até corroboram que ela está fazendo resultado.

Recentemente foi divulgada uma foto de uma propaganda do Nokia Lumia 620 em Portugal, onde a imagem ilustrava o ícone do Instagram entre os hubs de aplicativos. Alguns veículos de tecnologia acreditam que Nokia, Microsoft e Instagram já fecharam um acordo para que o aplicativo de fotos chegue ao Windows Phone 8, mas que seja exclusivo nos smartphones dos finlandeses. Acho isso um pouco difícil de acontecer, mas de qualquer forma, exceto pelo fato da imagem em questão ser ilustrativa, podemos até pensar que o Instagram está mesmo próximo do Windows Phone 8.

Agora, que a Nokia quer muito esse aplicativo para combinar com os benefícios que suas câmeras oferecem, isso é evidente. Nove entre dez usuários de dispositivos móveis não vivem hoje sem o Instagram, e a Nokia sabe muito bem disso.