American Idol

 

A notícia da semana no mundo da TV e do entretenimento é a volta de American Idol.

O reality competition mais bem sucedido de todos os tempos volta à TV, mas não pela Fox, que foi o canal que projetou o programa ao status de megahit, e por lá ficou por 15 temporadas.

O reboot acontece na ABC, que faz várias apostas para o programa voltar a ser relevante.

Mas… a principal pergunta aqui é: por que American Idol volta justamente na ABC do que na Fox, ou na NBC, que também se interessou pelo programa?

Vários fatores influenciam.

Primeiro, a Freemantle Media e a Core Media, as empresas responsáveis pela produção do programa, queriam um divórcio da Fox. Depois de tanto tempo, o programa não mais funcionava no canal. ou pelo menos não tinha a mesma força do passado, onde chegou a dominar de forma absoluta a audiência total e demo 18-49 anos da temporada por oito anos consecutivos.

As duas produtoras sempre tiveram em mente o objetivo de reformular o programa e levá-lo para outro canal. Aí, entrou a NBC na jogada.

Não rolou acordo, pois houve um conflito de interesses entre NBC e Fox.

Então, a bola estava com a ABC… e principalmente, com a Disney, que mais uma vez mostrou a sua força.

Jogou um caminhão de dinheiro na porta de todos os envolvidos, mostrou quem é que manda e aposta que Idol pode se aproveitar da tradição da ABC em oferecer realitys com boa audiência.

E do mais, nem a pior temporada de American Idol seria ruim para a ABC, pois essa temporada fail ficaria na segunda posição de toda a grade do canal, perdendo apenas para Dancing With the Stars na audiência total, e de Bachelor na demo.

Outro fator importante estaria na chegada de Ryan Seacrest na ABC.

Ryan agora é co-apresentador de um programa matinal no canal, e talvez por isso foi feito um esforço tremendo para transferir toda a produção do programa de Los Angeles para Nova York (algo que as produtoras não queriam), uma vez que o apresentador agora mora em NYC.

Tudo isso pode ser confirmado ou desmentido no evento de upfronts da ABC no próximo dia 16 de maio. Mas fato é que American Idol mudou de casa e está de volta porque as chances de todos os envolvidos se darem muito bem nessa são enormes.