galaxy-s4-teaser

É hoje. Os olhos do mundo da tecnologia estarão voltados para Nova York, para o evento Samsung Unpacked, esperando pelo lançamento oficial do Samsung Galaxy S IV. Faltando poucas horas para o evento, temos que ter em mente que o dispositivo que será apresentado vai chegar ao mercado em um momento onde os grandes fabricantes do segmento móvel já mostraram os seus produtos mais completos. Logo, vale a pena fazer uma breve revisão de quais serão os principais rivais do novo smartphone da Samsung, até mesmo para ficarmos atentos sobre as opções disponíveis para compra.

É sempre bom também deixar claro que alguns dos produtos que vou citar a seguir não estão no mercado brasileiro (no caso do HTC One, sequer vai chegar), mas de qualquer forma, vale a pena fazer esse comparativo, com o objetivo de mostrar ao leitor que existem opções no mundo além do universo Samsung. Você vai poder observar que os principais adversários do Galaxy S IV foram lançados recentemente, ou em 2013 ou no final de 2012. Vai restar saber como será a recepção do público ao novo modelo da Samsung, e se ele chega mesmo para ser o novo “arrasa quarteirão” do mercado mobile. Mas enquanto a apresentação não acontece, vamos ver quais são esses adversários.

 

Sony Xperia Z

xperia-z

O Sony Xperia Z se transformou rapidamente em um dos principais destaques da CES 2013, realizada em janeiro. É um modelo que chama a atenção pelo design, mas principalmente pelas especificações técnicas, que prometem um desempenho impressionante: tela de 5 polegadas (1080p, 443 ppp), processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1.5 GHz, Android 4.2 Jelly Bean, câmera traseira de 13 megapixels (Exmor RS, com redução de ruído), câmera frontal de 2 megapixels (vídeos a 1080p), 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para microSD), Bluetooth 4.0, NFC, suporte para redes 4G/LTE e bateria de 2.300 mAh. É smartphone para ninguém botar defeito.

 

Blackberry Z10

blackberry-z10

Mesmo sendo considerado um “coadjuvante” por muitos (por causa da própria situação da BlackBerry e pela baixa oferta de aplicativos), o BlackBerry Z10 é o maior sucesso inicial de vendas de um smartphone da empresa no Canadá e no Reino Unido, o que não deixa de ser um começo promissor. Além disso, suas especificações técnicas não são nada depreciáveis: tela de 4.2 polegadas (1280 x 768, 356 ppp), processador Qualcomm MSM8960 dual-core de 1.5 GHz, sistema operacional BlackBerry 10, câmera traseira de 8 megapixels (com detector de faces), câmera frontal de 2 megapixels (com gravação de vídeos a 1080p), 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (expansíveis via slot para cartões microSD), NFC, 4G/LTE e bateria de 1.800 mAh. A missão é muito difícil, mas é um smartphone ao menos competente para tentar uma competição.

 

HTC One

htc_one

Bem sabemos que a HTC “arregou” para o Brasil, e que esse smartphone jamais chegará oficialmente ao nosso mercado. Mas não podemos negar que a empresa fez um belíssimo trabalho com o HTC One, e ele pode incomodar lá fora (isso é, se der tempo: o modelo teve a sua chegada ao mercado adiada para o mês de abril). De qualquer forma, é mais um smartphone com especificações invejáveis: tela de 4.7 polegadas Super LCD (1080p, 468 ppp), processador Qualcomm Snapdragon 600 com quatro núcleos Krait a 1.7 GHz, Android 4.1.2 Jelly Bean (atualização para o Android 4.2.2 garantida), câmera traseira com a tecnologia exclusiva da HTC (ultrapixel), câmera frontal de 2.1 megapixels (grava vídeos a 1080p), 2 GB de RAM, GPU Adreno 320, portas micruUSB e slot para cartões microSD, tecnologia Beats Audio by Dr. Dre, Bluetooth 4.0, 4G/LTE e bateria de 2.300 mAh. De novo: não se apegue, pois ele não vem para o Brasil.

 

O próximo iPhone (provavelmente o iPhone 5S)

A Apple anunciou em setembro de 2012 o iPhone 5, um dos produtos que, por excelência, é um dos mais cobiçados pelos usuários, com algumas (poucas) novidades no seu hardware e software. Pela velocidade do mercado, ele não pode ser considerado um “adversário” do Galaxy S IV na teoria, principalmente no quesito vendas. Porém, já temos rumores de novos iPhones (incluindo o iPhone 6) e do novo iOS 7, que deve ser apresentado aos desenvolvedores na WWDC 2013. Seja como for, quando um novo smartphone da Apple aparecer no mercado, independente das inovações que ele pode trazer (ou não), ele será um adversário de peso para o smartphone que a Samsung vai anunciar hoje.

 

Windows Phone 8

nokia-lumia-920-vs-samsung-ativ-s.jpg

Por fim, o Windows Phone 8. Apesar de entender que é muito difícil algum dispositivo top com o sistema da Microsoft (como são os casos do Nokia Lumia 920, do HTC 8X e do Samsung Ativ S) conseguir rivalizar no nível de vendas com o Galaxy S4, suas especificações técnicas não se diferenciam dos modelos que citei acima nesse post. Os dispositivos com Windows Phone 8 tem uma taxa de crescimento lenta, e não acredito que os modelos disponíveis no mercado (juntos) consigam vender as 100 milhões de unidades que a Samsung projeta vender do novo Galaxy S4. Por outro lado, ainda acredito que o Windows Phone vai crescer bastante, principalmente pelo fato de ser o smartphone ideal para aqueles que não contam com muita experiência com o mundo da tecnologia, mas usam todos os dias o sistema Windows em seus lares ou empresas. O motivo? Integração do ecossistema, algo que a gigante de Redmond busca de forma incessante.