stephen hawking

 

Ué… pode acontecer com qualquer pessoa!

Garrafas do melhor champanhe francês, mesas cheias de comida, globo espelhado, muita música… Stepehn Hawking tinha tudo pronto para dar a festa do século… mas ninguém apareceu!

O problema poderia estar no fato dele ter enviado convites apenas depois que a festa terminou. Mas na verdade, a festa de Hawking era a primeira grande comemoração dedicada especialmente aos viajantes do tempo.

 

Em 1992, Hawking propôs que as viagens no tempo eram impossíveis. E a festa nada mais era que um experimento para demonstrar que os crono-viajantes não existiam, trollando os teóricos que pensavam que esse tipo de viagem poderia existir.

Na realidade, tudo foi uma brincadeira. Todos os viajantes do tempo poderiam muito bem estar no pub em frente da casa dele, rindo do pobre Stephen Hawking. Pouco provável, mas não descartável.

 

 

O físico inglês não foi o único a tentar encontrar viajantes no tempo. Em 2014, uma equipe de físicos do Instituto Tecnológico de Michigan utilizou a internet e as redes sociais para buscar pistas sobre possíveis viajantes.

Não era só encontrar pessoas que se definiam como viajantes do tempo, mas buscar rastros que evidenciassem isso. Mensagens inequívocas sobre coisas não conhecidas antes e suficientemente significativas para um registro nos livros de história do futuro.

Dois feitos cumpriam essas características: o cometa ISON e o nome que Jorge Bergoglio escolheu para seu papado (Francisco). A busca foi frenética, e apenas no caso do papa encontraram uma referência prévia da escolha do nome, mas depois foi descoberto que este era apenas um texto meramente especulativo.

 

 

Mas… afinal de contas… é possível ou não viajar no tempo?

 

 

Não sabemos.

Ainda que pareça algo banal, tema das viagens no tempo segue como algo polêmico, e por um motivo muito simples: nada nas teorias científicas proíbe que isso aconteça, abrindo espaço para um campo cheio de teorias, objeções e contra-objeções.

Algum dia teremos que voltar a esse assunto e falar das polêmicas atuais nas viagens do tempo. Mas hoje, é importante deixar um recado para você: se você estiver em Cambridge no dia 28 de junho de 2009, tem uma festa esperando por você.