O mítico novo iPhone (ou iPhone 5, ou iPhone Next Generation… ou seja lá qual for o nome que ele vai receber) já começou’a ser comercializado, pelo menos na China. O smartphone (que é sempre bom lembrar: oficialmente não existe) já está em modo pré-venda, no site de e-commerce Taobao.

O objetivo dele parece ser muito simples: capitalizar com os diversos rumores que aparecem na internet e na mídia especializada todos os dias sobre o futuro smartphone da Apple. O problema é que tem gente usando da explícita cara de pau para ganhar vantagem em cima de inocentes e desavisados, pois usam dos dados técnicos de rumores (que, de novo, não são confirmados pela Apple) e mockups falsos e/ou conceituais divulgados em outros sites para promover o produto como “preview”, iludindo aqueles que não conseguem mais esperar pelo mágico smartphone.

Alguns oportunistas chegam a cobrar até US$ 1.100 por unidade para garantir o direito de ser um dos primeiros chineses a utilizar o novo iPhone. É claro que as chances dessa pessoa ser enganada são grandes.

No Brasil, a tendência pode ser a mesma, já que malandro existe em qualquer lugar. Logo, não se deixe enganar, e siga as dicas a seguir:

1) no momento (quinta-feira, 12 de julho de 2012), NÃO EXISTE UM NOVO IPHONE! Quando existir, pode ter certeza que falarei sobre ele no TargetHD.net
2) o design do novo iPhone não foi revelado. Qualquer foto que surgir na internet são apenas rumores
3) as especificações sobre o novo iPhone não foram confirmadas pela Apple. Tudo o que se escreve na internet são rumores
4) se alguém te oferecer um iPhone 5 em troca do seu iPhone 4S, recuse. É “dorgas, mano”
5) se alguém quiser vender um iPhone 5 para você, recuse e denuncie o gatuno na polícia. É “dorgas pesadas, mano”
6) não fale com estranhos (principalmente se ele te oferece um iPhone 5)
7) não transe com estranhas (mesmo que ela te ofereça um iPhone 5… na verdade, essa regra é meio falha, pois todo mundo sabe que Apple Fanboy não transa)
8) se te oferecerem um iPhone 5 em troca do seu Galaxy S III… não se deixe enganar!
9) siga o @TargetHD no Twitter, que você fica sabendo quando o novo iPhone será lançado
10) pode seguir o @oEduardoMoreira no Twitter também, pois te poupei uma grana com as 9 dicas anteriores