A Samsung se esqueceu de renovar um domínio usado por um app antigo, e isso poderia ter resultado em consequências drásticas.

O problema aconteceu com o domínio ssugest.com, relacionado com o app que a Samsung incluía de fabrica nos seus smartphones até 2014. A Samsung deixou expirar o domínio que foi absorvido por um pesquisador de segurança português.

O grande problema é que o app S Suggest (que sugere aplicativos recomendados) tem permissões necessárias para fazer a instalação de novos apps. A Samsung afirma que o controle do domínio não permitira a instalação de aplicativos de forma remota, mas pelo menos permitiria apresentar aplicativos maliciosos aos usuários, o que permitiria a infecção com um simples toque.

Considerando que em apenas 24 horas o domínio foi acessado 620 milhões de vezes por mais de 2 milhões de smartphones, o número de potenciais vítimas é considerável.

O pesquisador pretende devolver o domínio para a Samsung, e o caso serve para lembrar a todos que nem tudo o que está na internet é eterno. Com o passar do tempo, aumentam as chances de produtos e serviços deixarem de funcionar porque os sites que lhes serviam de base deixaram de existir.

 

Via Vice