Com a presença do campeão mundial Garry Kasparov, a  STI – Semp Toshiba Informática, realiza no próximo dia 3, sábado, no bairro paulistano de Heliópolis, o “Dia do Xadrez”.  O evento integra o calendário do Projeto Xadrez em Heliópolis – iniciativa da Semp Toshiba e Clube do Xadrez de São Paulo (CXSP), em apoio ao Centro para Crianças e Adolescentes de Heliópolis (CCA-Heliópolis).

A programação do “Dia do Xadrez” inclui palestra do grande campeão mundial do esporte, Garry Kasparov, sobre a importância do xadrez como ferramenta de apoio à educação.  Também faz parte da agenda do evento uma partida simultânea em que 8 alunos do Projeto Xadrez em Heliópolis enfrentarão a campeã brasileira e sul-americana, Katherine Vescovi, que aos 12 anos, é considerada “a mais jovem mestre enxadrista do Brasil” pela Federação Internacional de Xadrez.

O Projeto Xadrez em Heliópolis beneficia anualmente 120 crianças de 6 a 14 anos, atendidas pelo CCA-Heliópolis, entidade de direito privado que, em convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo presta assistência a crianças e jovens do bairro de Heliópolis, considerado a 2ª maior favela da América Latina, com 125 mil habitantes conforme o Senso de 2010. 

Uma das principais atividades do Projeto Xadrez em Heliópolis são as aulas de xadrez para as crianças e jovens da comunidade; o Circuito Semp Toshiba de Xadrez, com dois torneios anuais realizados na sede do CXSP; dois torneios anuais realizados na própria comunidade, e ainda, o incentivo à participação dos alunos do Projeto em torneios externos do esporte.

Incentivo ao xadrez

Tradicional incentivadora do esporte, a Semp Toshiba é também desde 2009 a patrocinadora oficial da jovem enxadrista Katherine Vescovi.  Aos 12 anos a enxadrista já está a caminho de seu terceiro campeonato mundial, e  coleciona os títulos de campeã brasileira e sul-americana, além de ter recebido da Federação Internacional de Xadrez, o título de “a mais jovem mestre de xadrez do Brasil”. Como uma das mantenedoras do Clube de Xadrez de São Paulo, a Semp Toshiba mantém parceria também na promoção do “Circuito SEMP TOSHIBA de Xadrez Escolar”, série de torneios escolares que objetivam estimular a prática cotidiana do esporte entre alunos de escolas públicas e privadas.

Serviço:

Evento: Dia do Xadrez – presença do campeão mundial Garry Kasparov
Data: 03/09/2011 (sábado)
Horário: 10h – 12h
Local: CCA HELIÓPOLIS/UNAS Núcleo Educacional Heliópolis
            Rua Coronel Silva Castro, 58
            Tel: (11) 2062-1341

Sobre o Clube do Xadrez

O Clube de Xadrez São Paulo (CXSP), com seus 107 anos, é o clube de xadrez mais antigo das Américas, e está entre os antigos do mundo. Instalado no centro da Cidade de São Paulo, com fácil acesso através de transportes públicos.  Constituído sob a forma de associação sem fins lucrativos, a entidade foi declarada de Utilidade Pública pelo Governo do Estado em 1952.

Por meio de diversas atividades como cursos e torneios, o CXSP se dedica a ensinar, estimular a prática do esporte, formar instrutores, árbitros e organizadores.

Sobre o CCA-Heliópolis:

O Centro para a Criança e o Adolecente de Heliópolis, é uma entidade de direito privado dedicada a promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos daquela comunidade, por meio do atendimento prestado a 120 crianças e adolescentes,  de 6 a 14 anos.   A entidade mantém convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo e oferece espaço de convívio, bem estar e trabalho sócio educativo de caráter preventivo, priorizando a assistência a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade a quem busca assegurar espaços para o estabelecimento de relações de afetividade e autoridade,  socialização e convivência grupal, estímulo à criatividade, reflexão crítica e cidadania, além da ampliação do universo cultural e do o acesso à tecnologia.

via assessoria de imprensa