Sitraffic SiBike

 

A Siemens lançou o Sitraffic SiBike, um aplicativo que dá prioridade aos ciclistas nos semáforos.

O app dá a entender que quem usa bicicleta tem vantagens em relação aos motoristas de carro, reduzindo o tráfego e a contaminação ambiental. Desse modo, a sincronização dos semáforos seria favorável para quem opta por este meio de transporte, fazendo com que o smartphone controle os semáforos a favor dos ciclistas.

 

 

O poder para as bicicletas

 

sitraffic-sibike-02

 

Para tudo funcionar, é necessário que os sistemas de gestão de tráfego se integrem e se programem com o aplicativo. Um teste piloto acontece nesse momento na cidade de Marburg, Alemanha.

Aliás, lá na Alemanha já começaram a construir estradas para bicicletas, seguindo o exemplo da Dinamarca e olhando para o meio ambiente com carinho.

O funcionamento do Sitraffic SiBike é bem simples e completamente passivo.

O Aplicativo utiliza a localização por GPS do smartphone, e uma vez que ele passe por algum dos pontos de ativação, o aplicativo informa ao centro de controle de tráfego, enviando um comando para o próximo semáforo, que estará verde para o ciclista na hora certa.

O propósito de tudo isso é oferecer aos ciclistas uma via livre, com todos os semáforos em verde, mantendo assim uma velocidade constante. Poe parecer algo utópico em cidades com tráfego pesado, mas tal estratégia pode ser um apelo para muitos optarem pela bicicleta no lugar do carro.

Veremos como resulta os testes com o Sitraffic SiBike, e se o sistema realmente consegue reduzir a densidade de tráfego. Também temos que saber se eles conseguem evitar que outros veículos trapaceiem o sistema.

Não foi revelada a disponibilidade do Sitraffic SiBike entre as plataformas móveis disponíveis, o seu preço ou data de lançamento.

 

Via Siemens