Stan

O Stan é um robô desenvolvido pela Stanley Robotics que começa a operar em setembro no aeroporto Saint-Expéry em Lyon (França), e tem como objetivo estacionar o seu carro em um dos sempre lotados estacionamentos do local.

Stan vai trabalhar no estacionamento P5, onde os passageiros deixarão seus veículos em uma plataforma, que vai deslocar os mesmos até o robô, que vai posicioná-lo em uma vaga livre e segura, e com a mesma qualidade de um valet premium (bom, assim eles prometem e, dependendo do valet, a qualidade nem é tão premium assim…).

O robô pode representar uma redução significativa no tempo de estacionamento, além de uma otimização do espaço necessário para estacionar um carro em aproximadamente 100%, uma vez que deixa de ser necessário o espaço entre os carros para abrir as portas para que um motorista humano entre dentro dele para conduzir o veículo.

O robô vai saber quando o passageiro de um determinado carro vai chegar, uma vez que ele vai se conectar remotamente à passagem de avião. Com o horário previamente determinado, Stan vai deixar o carro preparado para que o passageiro apenas tenha que dirigir o veículo até a sua casa quando chegar ao aeroporto.

Isso é, contando que os voos não vão atrasar… algo meio comum aqui no Brasil.