xadrez

 

Enquanto os tabuleiros de xadrez futuristas que o cinema nos prometeu nunca acontecem, vamos nos contentando com esse tabuleiro de xadrez esférico.

Não é preciso ser fã do jogo par apreciar esse trabalho, que permite que duas pessoas joguem xadrez em 3D de verdade, literalmente.

Para isso, foi necessário utilizar um sistema de fixação magnético para as peças, que podem ficar orientadas em qualquer posição (até mesmo de cabeça para baixo), podendo assim ter o seu ângulo de inclinação alterado em função do globo.

Obviamente, você não vai conseguir jogar um jogo de xadrez completo. É uma peça pouco funcional para desenvolver uma partida, até mesmo envolvendo amadores.

Mesmo assim, garante todos os olhares para o local da casa ou escritório onde esse tabuleiro for instalado. Uma versão em miniatura desse tabuleiro não seria uma má ideia para aqueles que contam com pouco espaço em casa.

Esse é o tipo de gadgets que você precisa ter em casa. Tudo bem, você pode dizer que sua utilidade é questionável ou quase nula, mas vale a pena apenas pela inovação. Por sair do lugar comum. Por ser diferente do convencional.

Todo o processo da construção desse tabuleiro de xadrez em forma de globo está descrito no site Instructables.

Vídeo demonstrativo a seguir.