2A.M. lista cinco dicas para melhorar o desempenho de notebooks | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » 2A.M. lista cinco dicas para melhorar o desempenho de notebooks

2A.M. lista cinco dicas para melhorar o desempenho de notebooks

Compartilhe

Os usuários de computador – e em especial, os gamers – estão sempre buscando formas de melhorar o desempenho e a qualidade de suas máquinas, mas nem sempre é possível ou necessário investir em peças e em suporte técnico. Muitas vezes, basta saber a melhor forma de manter o bom funcionamento dos computadores e realizar alguns procedimentos de rotina que fazem grande diferença durante as gameplays.

 

Moacyr Amorosino, responsável pela marca 2A.M, montou uma lista com algumas dicas que vão ajudar a melhorar o desempenho do notebook, tanto para jogar quanto para realizar as tarefas do dia a dia, sem gastar um real a mais para isso.

 

1. Desinstale programas inúteis ou pouco utilizados

 

“Muitos programas que instalamos no notebook em uma situação pontual acabam caindo em desuso ou perdem sua utilidade. Além de ocupar espaço no armazenamento da máquina, esses aplicativos podem preencher a memória RAM, prejudicando o desempenho do sistema. O melhor a fazer é desinstalar programas sem utilidade”, disse Moacyr.

 

2. Otimize as configurações de energia do notebook

 

Quando o notebook estiver operando conectado à fonte de energia é possível obter um desempenho maior. Basta acessar as configurações de energia do computador e alterar o modo de energia para a opção “mais alto desempenho”.

 

3. Realize a limpeza externa da máquina

 

Os computadores precisam estar limpos por dentro e por fora para funcionarem da melhor forma. As saídas de ar, por exemplo, são muito importantes para o resfriamento do notebook e mantê-lo funcionando na temperatura adequada.

 

“O usuário deve ter em mente, entretanto, que os computadores podem perder a garantia se forem abertos. Mas a limpeza externa deve ser feita periodicamente, especialmente em áreas de grande acúmulo de poeira, como teclado, tela e saídas de ar”, completou o responsável pela 2A.M..

 

4. Fechar aplicativos em segundo plano

 

“Antes de iniciar um jogo, sempre feche manualmente todos os programas, incluindo o navegador de internet. Isso porque quanto mais aplicativos ativos, mais memória RAM o computador utilizará, impactando diretamente em sua performance”, lembra Moacyr.

 

Outra alternativa é acessar o Gerenciador de Tarefas (teclas Ctrl + Shift + Esc, no Windows), verificar os aplicativos em execução e encerrá-los.

 

5. Desfragmentar a unidade de armazenamento

 

Outro ponto que ajuda no desempenho do computador de modo geral é a desfragmentação da unidade de disco rígido, uma ferramenta que já vem integrada com o Windows.

 

A fragmentação acontece quando arquivos do disco rígido não são modificados com certa frequência. Dessa maneira, eles acabam sendo armazenados em “partes”. Neste ponto, a leitura e gravação acabam ficando mais lentas do que se os arquivos estivessem armazenados em uma única “parte”.

 

“Ao realizar a ação de desfragmentar, o usuário torna o computador mais rápido e eficiente. Para realizar o processo, escreva ‘Defrag’ no campo de pesquisa da barra de tarefas. A partir daí, basta selecionar a unidade de disco que você quer otimizar”, concluiu Moacyr.

 

Para mais informações sobre a 2A.M. e seus produtos, acesse o site.


Compartilhe