Intel4004_2

Nesse final de semana comemorou-se os 44 anos da chegada do Intel 4004, o primeiro microprocessador single chip comercializado na história da computação.

O Intel 4004 foi criado para uma calculadora da empresa japonesa Busicom. Seu principal responsável foi Federico Faggin, contratado da Fairchild Semiconductor. O engenheiro já havia desenvolvido a tecnologia Silicon Gate Technology (SGT), e também desenvolveu o primeiro circuito integrado MOS.

Métodos essenciais para o desenvolvimento do primeiro microprocessador comercial, uma CPU de 4 bits single chip em um encapsulado de 16 pinos, com 2.300 transistores e frequência máxima do clock de 740 KHz. Seus esquemas e chipsets estão disponíveis para visualização pública nesse link.

E isso foi apenas o começo. No ano seguinte, a Intel comercializou o 8008 (primeiro microprocessador de 8 bits) e uma versão revisada, o Intel 4040. Depois, chegou o 8080, CPU que iniciou toda uma revolução, utilizado no Altair 8800. Depois disso, temos a história que conhecemos.

A Lei de Moore promulgada pelo co-fundador da Intel, Gordon E. Moore completou esse ano 50 anos, e definiu a estratégia de negócios da indústria de semicondutores, permitindo a aparição do Intel 4004 e, mais tarde, do computador pessoal.

O efeito dessa lei persiste, apesar de ter data de caducidade, como antecipou o próprio Moore. O aumento exponencial da redução de tamanho e custo dos semicondutores está acabando, e com ela, a Lei de Moore acaba junto. Isso acontece não por conta do avanço da tecnologia, mas sim pelos custos, por considerar que muitos poucos fabricantes podem se permitir aos custos exorbitantes de pesquisa e desenvolvimento das próximas gerações de chips, muito menos construir e manter as fábricas para produzir esses chips.

O futuro passa pelo uso de materiais diferentes do silício, como o grafeno, além de tecnologias novas, como a computação quântica. Novos materiais e arquiteturas que poderão se estender à ideia principal da Lei de Moore, que teve o seu primeiro reflexo comercial como Intel 4004.