5 Maneiras De Ser Mais Produtivo Em Um Mac | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » 5 Maneiras De Ser Mais Produtivo Em Um Mac

5 Maneiras De Ser Mais Produtivo Em Um Mac

Compartilhe

O Mac é um computador muito requisitado por diversas pessoas que desejam ser mais produtivas. Entretanto, algumas pessoas, mesmo com esse dispositivo em mãos, enfrentam problemas com a produtividade. Por isso, foi criado um guia rápido com 5 maneiras de ser mais produtivo usando esse computador.

#1 – Mantenha o seu Mac organizado

Além de organizar o seu escritório de trabalho, é essencial manter o seu Mac organizado. Quanto é usada a palavra “organizar” ela se refere a deixar o seu desktop somente com os arquivos essenciais. Por vezes, salvamos diversos documentos em nossa área de trabalho. E, quando precisamos encontrá-los, gastamos muito tempo tentando descobrir qual é o arquivo que queremos.

A organização do seu Mac envolve também salvar os arquivos com os nomes que eles devem ter. Afinal, ao baixar imagens da internet, por exemplo, é comum que o arquivo venha com um nome extremamente complexo. A mistura de números e letras geralmente compõe o nome do arquivo e torna difícil encontrá-lo.

 

Bem como as palavras-chave que usamos para encontrar conteúdos na internet, você poderá também usar palavras-chave para encontrar os seus arquivos. Entretanto, para isso, é necessário que eles tenham nomes otimizados e estejam organizados em suas respectivas pastas. Isso fará com que você poupe muito tempo encontrando os arquivos que deseja.

#2 – Bloqueie sites e apps indesejados

Outra maneira de ser mais produtivo em seu Mac é bloquear sites impróprios. O bloqueio de sites ou aplicativos que não sejam interessantes para que você desempenhe a sua atividade é essencial para garantir o seu foco. Afinal, você não precisará ficar clicando para remover eles, e eles não tiram a sua atenção enquanto você trabalha.

 

Para bloquear aplicativos ou sites siga este passo a passo:

  1. Clique no app desejado no menu do Mac
  2. Escolha a opção Preferências
  3. Vá até a aba de bloqueio
  4. Adicione qualquer site que você deseja bloquear

Isso garantirá que o site ou app esteja bloqueado, evitando que ele distraia você enquanto você tenta ser mais produtivo em seu Mac.

#3 – Mantenha os seus apps atualizados

É essencial manter os apps do seu dispositivo atualizados. Pois as empresas criam novas versões dos seus aplicativos para Mac com alguns objetivos distintos, como corrigir erros, aprimorar o desempenho, e inserir novos recursos, por exemplo.

 

Quando você atualiza os seus apps, automaticamente está buscando otimizar o desempenho deles. Para atualizar os aplicativos do seu Mac use este passo a passo:

  1. Abra a App Store em seu Mac
  2. Clique em Atualizações
  3. Selecione o app que você deseja atualizar, ou clique em Atualizar tudo

Isso fará com que os seus apps sejam atualizados e otimizados, além dos erros corrigidos.

#4 – Defina atalhos em seu teclado

Os atalhos são ótimos aliados para que você seja mais produtivo. Afinal, ao invés de digitar diversas vezes o mesmo comando, ou clicar múltiplas vezes para abrir determinado aplicativo, basta você criar um atalho em seu teclado e você gastará menos tempo para fazer o comando que deseja.

 

Os atalhos podem ser criados da seguinte maneira:

  1. Acesse o menu no ícone do canto superior esquerdo do seu Mac
  2. Clique em Preferências do sistema
  3. Selecione a opção Teclado
  4. Opte por Atalhos

Dentro do menu do teclado você poderá escolher os atalhos para cada app que você quiser otimizar o uso. O uso é bem simples e bem objetivo. Basta escolher o comando em seu teclado e, posteriormente, confirmar. Não se preocupe se o atalho sair errado. É só excluir os atalhos que você cadastrou erroneamente no mesmo menu que você os criou.

#5 – Crie substituições de texto

Os atalhos em seu teclado oferecem uma produtividade acima da média. E as substituições de texto complementam uma eficiência ainda maior em usar o seu Mac. Essa dica é essencial para quem costuma escrever mensagens repetitivas ao longo do dia. Um bom exemplo da sua aplicabilidade é para quem trabalha com atendimento ao cliente.

 

Pois muitas mensagens são padronizadas quando você atende os usuários. Por exemplo, a saudação costuma ser bem parecida, independentemente da natureza do atendimento. Por isso, definir substituições de texto pode ajudar muito em sua produtividade. Perceba que as substituições de texto não são atalhos.

 

Para criar substituições de texto você deve seguir este passo a passo:

  1. Abra o menu do seu Mac
  2. Clique em Preferências do sistema
  3. Selecione Teclado
  4. Por fim, clique em texto

Basta optar por adicionar e escolher qual texto você quer editar, bem como o código que você pretende usar para que ele seja ativado.

Combine nossas dicas e tenha mais produtividade

Use todas as dicas e aumente a produtividade do seu trabalho em seu Mac. Lembre-se de testar aos poucos cada uma delas. Familiarize-se com cada dica para que você aprenda como usá-las da melhor maneira possível.


Compartilhe
@oEduardoMoreira