Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Japão de 2025, e saiu de Suzuka como o grande vencedor do final de semana, inclusive no contexto do mundial de pilotos de Fórmula 1. E ele não venceu sozinho, já que outros pilotos e equipes saíram de lá com saldo positivo.
E a velha máxima se repete: se alguém venceu, alguém tem que perder. Vários caíram para que um grupo fosse bem sucedido na disputa. E agora, chegou a hora de computar as perdas e os dividendos da corrida do Japão.
A partir de agora, vamos apresentar os seis grandes perdedores do GP do Japão de 2025.
McLaren desperdiça potencial de vitória
Embora tenha ampliado sua vantagem no campeonato de construtores, a McLaren frustrou ao não converter a superioridade técnica de seu carro em vitória.
Lando Norris perdeu a pole-position por míseros 0,012 segundos e, durante a corrida, não encontrou maneiras de ultrapassar Verstappen, vendo sua liderança no campeonato ser reduzida a apenas um ponto.
Oscar Piastri, que terminou em terceiro, manifestou insatisfação com a estratégia da equipe. O australiano argumentou que possuía ritmo suficiente para desafiar Verstappen caso a McLaren permitisse que ele ultrapassasse Norris nas voltas finais.
A abordagem conservadora custou à equipe uma potencial dobradinha.
Aston Martin amarga corrida sem pontos
A equipe Aston Martin vivenciou seu pior fim de semana na temporada 2025, terminando fora dos pontos pela primeira vez no ano. Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em 11º lugar – sua primeira participação completa na temporada – enquanto Lance Stroll terminou na lanterna, em 20º.
O chefe Andy Cowell reconheceu as limitações do AMR25, afirmando que Alonso extraiu o máximo possível do carro. Para Stroll, a recuperação mostrou-se impossível após largar em último devido a um vento de cauda que comprometeu sua classificação.
Lawson desapontante em seu retorno
Enquanto seu companheiro de equipe Hadjar brilhava, Liam Lawson enfrentou dificuldades em seu retorno à Racing Bulls. O neozelandês terminou nove posições atrás e com 45 segundos de desvantagem para Hadjar – números alarmantes que evidenciam uma adaptação problemática.
A classificação comprometida selou o destino de Lawson, que largou em posição desfavorável em uma pista notoriamente difícil para ultrapassagens. Mesmo assim, o consultor Helmut Marko manifestou confiança na recuperação do piloto para as próximas etapas.
Ocon não repete façanha da China
Após impressionar com um surpreendente quinto lugar na China, Esteban Ocon protagonizou performance apagada em Suzuka. O francês da Haas sequer superou o Q1 na classificação, comprometendo irreversivelmente suas chances na corrida.
A estratégia arriscada da equipe, apostando no surgimento de um safety car que nunca se materializou, resultou na 18ª posição – resultado especialmente frustrante considerando o desempenho de seu companheiro Bearman, que terminou nos pontos.
Tsunoda desapontante em casa com a Red Bull
A esperada estreia de Yuki Tsunoda pela Red Bull em seu país natal teve início promissor nos treinos, onde o japonês chegou a ficar apenas 0,024 segundos atrás de Verstappen na primeira sessão de classificação. No entanto, o desempenho desabou na sequência.
Eliminado precocemente no Q2, Tsunoda não conseguiu compensar a má posição de largada durante a corrida. Apesar de algumas ultrapassagens, incluindo sobre Lawson (piloto que substituiu), o japonês terminou fora da zona de pontuação diante de sua torcida, resultando em uma estreia frustrante pela equipe principal.
Sainz enfrenta fim de semana para esquecer
Carlos Sainz experienciou uma sequência de infortúnios em Suzuka. Apesar de relatar maior conforto com o carro em comparação ao GP da China, o espanhol terminou em 14º lugar após largar da 15ª posição devido a uma penalidade por obstrução.
Para completar o fim de semana desastroso, Sainz foi multado em €20.000 (metade suspensa) por atraso na cerimônia do hino nacional, mesmo apresentando atestado médico por tratamento de problemas estomacais. Uma combinação de contratempos dentro e fora da pista que o piloto certamente deseja esquecer.
Via Formula1.com