No mundo, nada se cria. Tudo se copia.
Abelardo Barbosa estava absolutamente certo quando fez essa feliz afirmação, e a Apple não é exceção da regra quando decidiu copiar algumas coisas do Android para colocar no seu iOS 16.
A última cópia está na volta da porcentagem de autonomia de bateria do iPhone, algo que os Apple Fanboys se orgulhavam em confiar na intuição para obter essa informação.
Não é de hoje que a Apple copia coisas do Android para colocar no iOS. Só não admite isso como deveria. Assim como o contrário também acontece, e está tudo certo.
Tudo o que vou fazer neste post é jogar a verdade na cara dos fanboys, destacando quais foram as “novidades” no iOS 16 que foram claramente copiadas do Android.
Antes de continuar, é fundamental lembrar para os ignorantes que as marcas se retroalimentam, e uma empresa sempre copiou algo interessante ou relevante que a rival criou. Isso faz parte do jogo.
Hoje, é o iOS 16 quem se inspira no Android. Amanhã, pode ser o Android 14. E a vida segue normalmente.
A porcentagem de bateria
O ícone de bateria do iOS 16 agora mostra a porcentagem exata de autonomia restante. Esse recurso pode ser ativado em Ajustes > Bateria, e não está disponível para todos (apenas do iPhone XS ou superior, com exceção do iPhone XR, iPhone 12 mini e iPhone 13 mini, por conta de suas telas com tamanho reduzido).
Muitos Apple Fanboys podem achar que esse item é algo irrelevante, pois confiam na autonomia de bateria do iPhone. Mas os mais preocupados com a morte do telefone antes do final do dia agradecem a chegada desse recurso.
A nova tela de bloqueio
Agora é possível adicionar widgets na tela de bloqueio do iPhone para ver detalhes de clima, calendário e outras informações. Esse recurso existe desde 2012 no Android 4.2 Jelly Bean.
E eu realmente não consigo entender por que a Apple demorou tanto para adicionar os widgets no iOS.
Tradução com a câmera
O iOS 16 permite que o aplicativo Câmera faça a tradução de textos detectados em outro idioma para o português, algo que os usuários do Android fazem faz tempo com a ajuda do Google Translate.
Aqui, palmas para o Google, pois a tradução em tempo real do Translate é muito eficiente.
Novas opções de compartilhamento
A beta do iOS 16 permite trabalhar com bibliotecas de fotos compartilhadas vai iCloud, da mesma forma que o Google Fotos faz desde 2017.
Live Captions
O recurso libera a possibilidade de adicionar legendas a qualquer conteúdo de áudio e vídeo que passa pelo iPhone. Por enquanto, só vai funcionar para o idioma inglês. E o mesmo pode ser feito desde o Android 10 na concorrência.
Contador de passos
O iOS 16 melhorou o seu aplicativo de Fitness, utilizando os sensores de movimento integrados no iPhone para entregar o recurso de contador de passos ao segmento de monitoramento de atividades esportivas. E eu nem preciso dizer que praticamente qualquer smartphone Android pode fazer isso há muito tempo.
Configurar várias paradas no Mapas
Agora, os Mapas da Apple podem estabelecer diferentes paradas dentro de uma rota, da mesma forma que o Google Mapas faz há muito tempo.