Início » Tecnologia » A câmera abaixo da tela do smartphone é um grande fiasco

A câmera abaixo da tela do smartphone é um grande fiasco

Compartilhe

Você reparou que até o presente momento (ou pelo menos no momento em que estou escrevendo este post) o smartphone com câmera abaixo da tela ainda não vingou? Nenhum modelo de um grande fabricante chegou ao mercado com essa característica.

Mais do que isso: todos os fabricantes pararam de falar sobre esse recurso nos últimos meses. É como se o mercado caísse em um esquecimento que quase lembra uma lobotomia coletiva. E é muito estranho ver um mercado inteiro não falando sobre um recurso que era considerado promissor.

E a pior parte de tudo isso é que tem muitos usuários que não fazem a menor ideia sobre como esse recurso realmente funciona.

 

 

 

O que há por trás das câmeras abaixo da tela?

Exatamente isso: uma câmera fotográfica abaixo da tela do smartphone.

O sensor fotográfico fica oculto da visão do usuário, se adaptando à tela ao ficar transparente quando ele não é utilizado para registrar fotos. Quando ele entrar em ação na para registrar imagens, ele volta a ficar em evidência, com a área da tela onde está a câmera aumenta a passagem de luz.

E é aí que está o problema: neste momento, não existe uma tecnologia que promova essa adaptação de um modo para outro com a competência necessária para que tudo funcione corretamente. Sem falar que o software de câmera precisa ser bom demais para não promover alterações de imagem na hora do registro das fotos.

Vários fabricantes estão trabalhando nisso nos últimos meses e, quem sabe, anos, e essa busca por uma solução eficiente faz com que a chegada de dispositivos com essa característica acabe atrasando mais do que o desejado.

E, sendo bem sincero? Eu tenho certeza que os principais fabricantes de tecnologia não estão com a menor pressa em lançar dispositivos com essa tecnologia. Porque, basicamente, ninguém realmente está sentindo falta disso ou está precisando desesperadamente dessa funcionalidade no seu smartphone nesse momento.

 

 

 

Existem smartphones com câmera abaixo da tela?

Sim, existem. Mas nenhum modelo disponível faz parte de um grande fabricante de tecnologia, pois nenhuma das marcas consideradas mainstream estão dispostas a se arriscar nesse segmento.

Mas algumas decidiram dar a cara para bater. A primeira que arriscou em colocar uma câmera abaixo da tela do smartphone foi a ZTE com o modelo Axon 20 5G. Mas não sabemos se esse produto é um verdadeiro sucesso de vendas para a marca.

Ainda mais com os resultados práticos que a implementação de uma câmera abaixo da tela do smartphone entregou neste caso, com uma qualidade final de fotografia muito abaixo do desejado. Aliás, nem a câmera e nem a tela entregam essa qualidade toda de imagem neste modelo.

Para os fabricantes de smartphones, a melhor solução ainda é o notch, e vai ser durante um bom tempo. Na melhor das hipóteses, ou os dispositivos contarão com um furo na tela, ou o módulo de câmeras em formato flip, ou até os mecanismos pop-up.

Por mais que alguns fabricantes ainda estejam trabalhando nessa tecnologia, a câmera abaixo da tela ainda vai demorar para aparecer no mercado. A não ser que tenha protestos na Avenida Paulista pedindo por essa funcionalidade aos gritos de “não é pelos 20 centavos”.


Compartilhe