A dominação do Android e iOS, desenhada Press "Enter" to skip to content
Início » Telefonia » A dominação do Android e iOS, desenhada

A dominação do Android e iOS, desenhada

Compartilhe

Nada melhor do que desenhar alguns fatos para que as pessoas entendam melhor tudo o que aconteceu…

Nem sempre o mercado mobile contou com apenas dois protagonistas como acontece hoje. No passado, quando tudo isso aqui era mato, vários atores estavam debaixo dos holofotes, e esse era um tempo ótimo para escrever sobre tecnologia. Motorola, Sony Ericsson, BlackBerry e, principalmente a Nokia (entre outros) disputavam a preferência do consumidor, apresentando produtos para diferentes perfis de usuários.

Era um tempo onde mais sistemas operacionais atuavam no mercado, entregando uma versatilidade maior para os produtos entregues no mercado. Porém, aos poucos, Android e iOS foram colonizando o segmento, e hoje concentram quase 100% do mercado em suas mãos, com exceção dos pequenos resquícios de sistemas operacionais que tentam sobreviver.

Existe uma forma de entender melhor essa dominância do Android e do iOS. O canal do YouTube Pie Chart Pirate mostra como foi esse processo de transição ao longo dos anos e a evolução que resultou no cenário atual. Normalmente os dados são apresentados em forma de infográficos ou textos chatos, mas aqui temos uma animação bem ilustrativa, o que é muito mais atraente para a maioria das pessoas.

 

 

 

A dominação do iOS e Android, em vídeo

 

Tudo começa em fevereiro de 2000. Naquela época, o mercado mobile era dominado pelo PalmOS e Windows Mobile nos smartphones, enquanto que o Symbian, o sistema da (então) toda poderosa Nokia, dominava entre os celulares. O BlackBerry OS era uma força emergente, mas muito nichado junto ao grupo dos dispositivos corporativos.

Apenas um ano depois, em fevereiro de 2001, o Windows Mobile cresceu significativamente, assim como o BlackBerry OS e o Symbian, roubando parte do mercado de um PalmOS que estava retraindo. Tudo segue em evolução até o final de 2003, quando o Symbian estava com a maior parte do mercado nas mãos (mais de 50% de cota), enquanto que o PalmOS estava com apenas 25%.

O Symbian não parava de crescer, e chegou a ter 66,6% de mercado em 2007… quando o iOS chegou naquele mesmo ano e, em 2008, chegava ao mercado o Android. Desde então, os dois sistemas (muito mais o Android que o iOS) expandiram a ponto de expulsar do mapa todos os seus competidores em 2015, quando o Windows desapareceu. Podemos também observar que a BlackBerry cresceu em torno de 20% em 2009, para desaparecer anos depois.

 

 

 

Uma amostra da evolução do mercado de mobilidade

 

A conclusão que o vídeo deixa é bem clara: Android e iOS dominaram com muita competência o mercado de mobilidade, enquanto que os demais atores desse mercado simplesmente desapareceram por não observarem que o mercado estava em movimento de clara mudança. Quem sabe pelo conforto e acomodação das posições na época.

É difícil imaginar hoje que Android e iOS possam um dia perder essa força dentro do mercado de mobilidade. É claro que a história mostra que tudo pode mudar de uma hora para outra, mas nesse momento, Google e Apple dão as cartas. E não imagino outro competidor aparecendo com tanta facilidade.

Mas vamos deixar o tempo passar.

 


Compartilhe