Apesar de todas as coisas que já disse e escrevi sobre Max Verstappen e Sergio Perez, quero deixar claro que não tenho nada contra os dois. Até porque não ganho um centavo sequer com isso. Mas muitas pessoas estão se perguntando se a dominância da Red Bull realmente acabou.
É difícil analisar qualquer coisa a sério em Mônaco, pois é uma prova muito singular. A Fórmula 1 em si não deveria mais correr em Monte Carlo, pois são carros enormes em ruas estreitas. Mas é possível extrair algumas reflexões diante de tudo o que aconteceu na prova de hoje.
E uma coisa é fato: se fosse tão fácil assim para a Red Bull, o resultado seria outro.
Verstappen ainda faz a diferença…
Estou me segurando para dizer isso de forma mais escancarada, mas vou ponderar as minhas palavras a partir dos fatos apresentados: o RB20 é um excelente carro, mas passa longe de ser tão bom quanto o RB19, o carro mais dominante da história da Fórmula 1. E os resultados mostram isso.
Além do fato de McLaren e Ferrari avançarem o suficiente para se apresentarem como as principais adversárias da Red Bull neste momento, o carro de 2024 da equipe dos energéticos chegou no seu teto de evolução técnica. Bom, quero dizer, mesmo com eventuais atualizações até o final de agosto (mês em que tradicionalmente se encerra o desenvolvimento dos carros deste ano), não creio que o RB20 vai melhorar muito mais do que isso.
E olhando de forma objetiva para as performances individuais, a Red Bull ainda consegue pontos e resultados basicamente por causa de Max Verstappen. O piloto holandês está fazendo toda a diferença, a ponto de começar a mascarar uma eventual perda de performance do RB20 em alguns cenários.
De novo: não acho que Mônaco é o melhor lugar do mundo para fazer uma avaliação objetiva sobre o quanto a Red Bull involuiu, ou o quanto Ferrari e McLaren realmente chegaram.
Mas é certo que essa mesma Red Bull sofre hoje de problemas de desgaste de pneus e equilíbrio, o que compromete o desempenho de corrida. Algo que McLaren e Ferrari melhoraram muito nos últimos meses.
E sem o Sergio Perez entregando um desempenho que preste…
…e Sergio Perez se complicando cada vez mais
O fraco desempenho de Sergio Perez é outro fator que pode piorar a percepção objetiva da Red Bull neste momento.
Bem sabemos que o piloto mexicano está entregando uma performance muito abaixo do que poderia. A diferença dele para Verstappen é gritante, já que o holandês com o mesmo carro consegue resultados muito superiores.
O problema é que Perez está ficando ainda mais para trás em relação à Max. O mexicano está fora dos pontos com frequência ainda maior, e nos treinos está sendo obliterado pela Mercedes e pela Aston Martin, carros que não estão na mesma altura da Red Bull em termos de performance.
O que pode estar acontecendo com Perez neste caso é algo semelhante ao que acontece com Daniel Ricciardo na VCARB: ele só consegue ir bem com carros que estão bem ajustados. Com carros mais ou menos, ruins ou péssimos, os dois não tiram “leite de pedra” como George Russell fez com a Williams (e até com a Mercedes, se parar para pensar).
Ou seja, Perez pode estar confirmando do seu jeito tudo o que escrevi neste artigo: que ele já entregou tudo o que podia na Red Bull, que tinha sim um carro melhor nos anos anteriores.
Que Ferrari e McLaren chegaram, não tenho dúvidas disso. O que ainda me pergunto é se essa involução da Red Bull é pontual, ou se é um fato que denuncia (também) que todos os problemas que a equipe teve nos bastidores alcançaram os aspectos técnicos.
Verstappen não está feliz com o carro há pelo menos três corridas. E Perez é uma tartaruga em termos de performance.
Não é mera coincidência.