Início » Tecnologia » A estrada que vai recarregar seu carro elétrico está em desenvolvimento

A estrada que vai recarregar seu carro elétrico está em desenvolvimento

Compartilhe

Bem sabemos que os carros elétricos são o futuro, e muitas cidades estão se preparando para isso. Então, engenheiros estão desenvolvendo uma estrada de concreto que é capaz de carregar carros elétricos durante a condução do veículo, em modo sem fio.

O Departamento de Transporte de Indiana (INDOT), a Purdue University e a startup alemã Magment GmbH criaram um sistema que pode carregar veículos elétricos em modo sem fio e em movimento, acabando assim com o incômodo de ter que esperar por algumas horas o carro recarregar por completo para seguir viagem.

 

 

 

No melhor estilo F-Zero

Lembra do game F-Zero do Super Nintendo? Se você não lembra, é porque é jovem demais para entender a referência.

Fato é que os gamers mais velhos jogavam quase todos os dias um dos primeiros títulos de sucesso do SNES, que era um jogo de corrida futurista que, em um determinado momento da corrida, o carro passava por um caminho magnético para recarregar a energia do carro.

Hoje, a Fórmula E, categoria de carros elétricos da FIA, utilizam um conceito semelhante, mas com o diferencial de liberar uma potência maior no motor elétrico, e não em recarregar a bateria do dispositivo.

De qualquer forma, o projeto em desenvolvimento utiliza concreto magnetizável para a recarga sem fio dinâmica de veículos elétricos durante a condução. Esse material foi criado a partir de cimento reciclado e partículas magnéticas que melhoram a transferência de energia.

O projeto ainda está em fase de testes, e possui três fases de desenvolvimento. As duas primeiras incluem várias formas de testes e análises de pavimentos e pesquisas de otimização de recarga de bateria. A terceira fase envolve a construção de um local de testes para avaliar a capacidade de recarga de carros e caminhões.

Após os testes, a equipe de pesquisa pretende cobrir um trecho de uma estrada interestadual de Indiana com essa tecnologia para uma avaliação final do sistema. O projeto, se der certo, deve estabelecer os novos padrões para eletrificação de transportes, apresentando uma solução acessível, sustentável e eficiente.

Ainda não dá para saber qual é o sistema que a Magment vai utilizar para gerar energia suficiente para carregar um grande número de veículos em movimento. Mas vamos esperar que esse formato de estrada em desenvolvimento (que não é o único, o que é importante deixar claro) funcione para se apresentar como uma solução viável no futuro.

Estou na torcida para que dê certo.


Compartilhe