selfie-ellen-oscars-2014

Essa é a foto mais retuitada da história. E a Samsung pode dizer, com o peito estufado, que a imagem foi capturada e enviada por um smarphone da empresa (um Galaxy Note 3, para ser mais preciso). Com isso, a Samsung foi a grande vencedora do Oscar 2014.

Sim, amigos. Mais do que Gravidade (7 prêmios) ou 12 Anos de Escravidão (que levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e melhor filme). Ok, os dois filmes ganharam alguns dos principais prêmios entregues ontem (02) em Los Angeles, mas a grande VENCEDORA do Oscar 2014 foi, de fato, a Samsung. Sim, pois acumulou grandes feitos de marketing em uma única noite, com uma única foto, que até saiu barato em termos orçamentários, uma vez que só pagou cachê para Ellen DeGeneres.

Aliás, Ellen mais uma vez foi muito bem ao apresentar uma premiação. Já havia feito o Emmy Awards no passado, e o próprio Oscars há sete anos. Ontem, ela fez piada com todo mundo, distribuiu pizzas, deixou Liza Minelli meio puta com algumas piadas e, é claro, fez várias selfies. Incluindo a foto mais retuitada da história.

A Samsung começa como vencedora nisso daí. Cravou a sua marca em um recorde muito relevante para o Twitter, que valoriza o engajamento dos seus usuários ao máximo. Aliás, o grande diferencial do Twitter em relação às demais redes sociais é a sua praticidade de envio de conteúdo e informação em poucos segundos, praticamente em tempo real. Sem falar que as reações e respostas podem ser igualmente simples e imediatas. Nenhuma rede social consegue isso.

Além disso, a Samsung também venceu pelo marketing espontâneo. Apenas Ellen, que coordenou a ação, sabia que o selfie também tinha como objetivo promover o produto dos sul-coreanos. Todos os demais foram para a foto porque queriam participar da brincadeira. E a prova disso é a deprimente imagem de Liza Minelli tentando fazer parte da foto histórica.

liza-minnelli-pictures-selfie-oscars-2014

A terceira e última vitória da Samsung no Oscars 2014 está no fato que Ellen conseguiu reunir na histórica imagem cerca de dez atores, onde alguns deles estão na considerada elite do cinema de Hollywood, como por exemplo Meryl Streep, Brad Pitt, Kevin Spacey, Jennifer Lawrence, Julia Roberts e Bradley Cooper.

E quanto a Samsung pagou para ter esse povo todo na foto?

Isso mesmo: NADA. Absolutamente nada.

Se eu sou o cara responsável pelo planejamento do marketing da Samsung para o Oscar 2014, estava dando cambalhotas de alegria, preparando a proposta de aumento de salário.

Resultado: foram mais de 2.5 milhões de RTs até agora (é possível que esse número suba um pouco), e todo mundo falando dessa foto, que entra para a história com a marca da Samsung.

É claro que temos que levar em consideração que o Oscar foi um evento transmitido ao vivo para todo o planeta (diferente do recorde anterior – o anúncio da re-eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos), que todo mundo comprou a ideia “porque é a Ellen… e ela é foda”, e que as fotos publicadas pela apresentadora nos bastidores da premiação foram enviadas por um iPhone (e isso não deve ter deixado o pessoal da Samsung muito feliz).

Mesmo assim… a vitória da Samsung nesse episódio é épica, ampla e irrestrita. Não poderia ter saído melhor.