evleaks

Comentei ontem (04) no TargetHD sobre a aposentadoria do @evleaks de sua missão de oferecer vazamentos de alguns dos principais produtos de tecnologia do mercado. Quem estava por trás dessa conta era Evan Blass, ex-editor do Engadget, e agora, protagonista de uma campanha de crowdfunding do Indiegogo que devolve um pouco da fé na humanidade.

Para quem não sabe, Blass antecipou ao mundo lançamentos como o Nexus 5, o LG G3, o Nokia Lumia 930, o Samsung Galaxy Tab Pro, o iPhone 5, o LG G2, o Galaxy S4, entre outros tantos produtos, com um índice de acerto elevadíssimo. Ontem (03), Blass anunciou a sua aposentadoria, e um dos motivos para a decisão é o fato dele sofrer de esclerose múltipla.

Ele tentou capitalizar a sua atividade nos últimos meses, lançando um blog para aqueles que estivessem dispostos a anunciar no seu espaço tão bem informado sobre os lançamentos do mundo mobile. Porém, a profissão de blogueiro não oferece ganhos suficientes para pagar o tratamento de sua enfermidade crônica.

Mas nem tudo está perdido.

Poucas horas depois do anúncio de Blass, o site TK TechNews decidiu fazer alguma coisa, iniciando uma campanha de financiamento no Indiegogo, com o objetivo de arrecadar os fundos suficientes para o seu tratamento. Ok, certamente temos campanhas muito mais importantes, mas isso é um detalhe diante do fato que eles estão homenageando o trabalho de um dos maiores meios de informação desse e de vários veículos de tecnologia ao redor do planeta.

Não sei se é o momento que eu vivo na vida, se é a idade – que oferece uma maturidade traduzida em um olhar menos turbulento sobre o mundo ao redor -, ou se a causa parece ser algo realmente significativo. Mas entendo que ainda existem pessoas que ainda tomam posturas e atitudes que não visam a promoção individual, mas o bem comum. Acredito que pouca gente sabia que o @evleaks sofria desses problemas de saúde, e que o motivo para que ele financiasse a sua atividade era para cuidar de sua saúde.

Entendo que muitos blogueiros por aí exercem essa atividade para ganhar dinheiro, pagar suas contas, comprar seus gadgets e outras necessidades que, para cada um – salvo suas diferenças e proporções -, é importante dentro de sua perspectiva individual. E também entendo que muita gente por aí julga blogueiros de jornalistas independentes de “mercenários”, justamente por não conhecerem o quanto custa exercer esta atividade.

Eu sei bem o que é isso. Passo por isso todos os dias.

Mas talvez as minhas necessidades – ou objetivos – ao criar um blog e monetizá-lo ainda não cheguem ao ponto de ser uma parte vital para cuidar da minha saúde. Bom, quero dizer… eu tenho diabetes tipo 2, gasto com medicamentos, e quem paga essa conta é o TargetHD. Isso não influencia minha atividade diária para a produção de posts.

Mas imagine o quanto pode afetar a produção de Blass.

Logo, é louvável a atitude do TK TechNews. Já disse no TargetHD que o @evleaks fará falta. Foi uma das mais confiáveis fontes de tecnologia durante o tempo que se manteve ativo.

E que todos nós possamos aprender com esses pequenos gestos. Apenas para reforçar a nossa fé na humanidade.

+info