Tradições existem para serem derrubadas ou alteradas.
Não me entenda mal. Manter uma tradição por muito tempo pode ser uma vitória para a humanidade em alguns aspectos. Mas para outros… que venha o novo. Simples assim.
Cartas para Papai Noel virou uma prática para nossos avós. Os jovens da Geração Z reinventaram a lista de presentes de Natal com a ajuda do TikTok, transformando essa prática de comunicação do que quer ganhar em algo iminentemente criativo e social.
Neste artigo, explico melhor o que está acontecendo, para que você possa entender melhor o que o seu filho fez esse ano.
#christmaswishlist
No TikTok, a hashtag “christmaswishlist” foi utilizada mais de 200.000 vezes, mostrando que o novo formato de listas de desejos de presentes de Natal chegou para ficar.
Aqui, o que manda é a criatividade e o bom humor, transformando algo considerado monótono em um conteúdo que diverte e engaja os internautas.
E, por tabela, é um conteúdo que pode ajudar a convencer os pais a finalmente colocar a mão no bolso para tirar o cartão de crédito que vai pagar o tão cobiçado PS5 (Pro).
A prática também invadiu o Pinterest, onde as buscas pelo termo “lista de desejos de compras” aumentaram em 950% em 2024, em relação ao ano anterior.
São tabus que caem gradativamente, e a Geração Z está quebrando paradigmas nesse e em outros aspectos.
Estudos mostram que as pessoas tendem a valorizar mais os presentes que pedem explicitamente do que aqueles que recebem como surpresas.
E quando você mostra para todo mundo o que realmente quer ganhar (e arranca algumas risadas de quem vai te presentear), as chances de você conseguiu o que pediu aumentam consideravelmente.
A analista cultural Casey Lewis destaca que o estigma em torno das listas está desaparecendo, permitindo que os jovens expressem seus desejos sem reservas.
O que é algo positivo. Não queremos uma geração inibida para manifestar seus desejos, tal e como testemunhamos com as gerações anteriores.
As ferramentas para criar as novas listas de desejos
Os membros da Geração Z utilizam diversas ferramentas tecnológicas para aprimorar suas listas. Afinal de contas, na era da inteligência artificial combinada com softwares que trabalham a expressão gráfica de forma simples, tudo é possível.
As apresentações em PowerPoint são uma maneira popular de mostrar os itens desejados, muitas vezes com elementos visuais chamativos que tornam o conteúdo mais atraente.
Acontece que nem todos optam pelo software de apresentações da Microsoft, e o seu equivalente no Google não é tão completo.
Por isso, plataformas como Canva e Pinterest oferecem modelos e tutoriais para criar listas visualmente agradáveis com poucos cliques.
E no caso do Canva, dá para usar de graça, e obter bons resultados com o material a custo zero disponível por lá.
Isso permite que os jovens expressem sua criatividade ao mesmo tempo em que comunicam suas preferências, e sem esfolar a mesada por isso.
Outra alternativa para criar as listas de presentes divertidas é o aplicativo Giftful, que tem ganhado popularidade como uma ferramenta para criar listas de desejos com links diretos para compras em várias lojas online.
O que facilita a vida de quem vai comprar os presentes, permitindo uma experiência mais integrada ao ato de agradar alguém através do consumismo.
Um manifesto de criatividade
As listas não servem apenas para expressar desejos pessoais baseados no consumismo e materialismo. Elas também podem inspirar aqueles que estão em busca de ideias para presentear.
A hashtag associada a essas listas oferece uma pequena amostra do que está em alta nos presentes mais desejados, e pode ajudar quem deixa suas compras para a última hora.
Além disso, essas listas podem incluir sugestões variadas, desde produtos tecnológicos até experiências únicas como jantares e viagens.
E esse é o tipo de revolução que todos estão se beneficiando de alguma forma.
A carta para o Papai Noel não acabou. Só se transformou em um vídeo viral no TikTok. E está tudo certo.
As mudanças na forma de expressar desejos, pensamentos e sentimentos faz parte da jornada do ser humano, refletindo como estamos neste momento como coletivo.
E que todo mundo tenha bons insights para dar e receber presentes interessantes no Natal.
Já eu aceito um pix para ajudar a manter este blog no ar.
Minha chave PIX: [email protected]