Ayrton Senna é eterno, e isso é fato. Podemos ter opiniões divergentes sobre ele ser ou não o melhor piloto da Fórmula 1 de todos os tempos (eu mesmo entendo que ele não é), mas concordamos que o brasileiro marcou uma época na categoria.
Não são apenas os números conquistados, mas principalmente a forma que se conquista esses números. Performances impressionantes em corridas lendárias ajudam a construir esse legado.
E sua relação com a McLaren foi tão relevante e profunda, que vai se materializar em uma homenagem que entendo ser inédita na categoria, onde uma equipe inteira se veste com as cores de um piloto e de seu país.
McLaren e Senna, uma simbiose perfeita
Essa é uma das parcerias mais bem-sucedidas da história da Fórmula 1, pois combinava a equipe mais competente da categoria com o piloto mais talentoso. E não me entenda mal: Senna corria contra os excepcionais Prost, Piquet e Mansell, mas tinha diferenciais que o tornava o mais habilidoso entre eles.
A McLaren já era uma equipe gigante antes de Senna. Com Ron Dennis no comando, construiu uma estrutura que virou modelo para toda a categoria, com avanços tecnológicos relevantes e carros espetaculares. E estava bem servida com Alain Prost como piloto principal.
O que não poderia imaginar é que receberia em Senna um piloto que marcaria tanto a sua própria história. Alguns dos melhores momentos da equipe foram construídos com o brasileiro em pista, sem falar na sua popularidade ao redor do mundo, que foi impulsionada de forma exponencial.
Um carro especial para um piloto único
Esse caso de amor entre McLaren e Senna agora está materializado em uma pintura especial que a equipe hoje comandada por Zak Brown vai utilizar durante o final de semana do GP de Mônaco de 2024.
Achar o carro bonito ou não é algo subjetivo. Confesso que, logo de cara, achei sim a pintura um pouco estranha. Mas estou me familiarizando com as cores.
Sei que o layout escolhido foi o clássico da era Marlboro, mas com a troca das cores branco e vermelho pelo verde, amarelo e azul presentes no capacete de Senna e na bandeira do Brasil. E essa é a parte mais legal de tudo isso.
Quando vi o carro pela primeira vez, um certo frio veio no meu estômago. Uma alegria interna e uma boa dose de orgulho se manifestaram. Ver um país sendo homenageado dessa forma me deixa feliz, de verdade.
Aliás, em todo esse tempo que acompanho a Fórmula 1, essa é a primeira vez que vejo algo desse tipo. Tenho que pesquisar mais a fundo, mas acredito que isso nunca foi feito antes. O que torna essa homenagem ainda mais emblemática.
Então, será impossível não torcer pelo sucesso da McLaren em Mônaco. A lembrança de Senna permanecerá viva por muito tempo, e ver esse carro na pista vai entregar para qualquer brasileiro a percepção do tamanho que o piloto brasileiro tem até hoje.
Agora… imagine a quantidade de carrinhos com esse layout que serão vendidos ao redor do mundo. Só espero que não custem o meu rim, pois eu gosto dele dentro do corpo.