Ir ao conteúdo

A menor árvore de Natal do mundo é 20.000 vezes menor que um fio de cabelo

Compartilhe

Vamos sair do lugar comum e abrir a mente, olhando de forma mais ampla para as marcas inusitadas que aparecem no mundo de tempos em tempos. Falar sobre a maior árvore de Natal do mundo ou a árvore natalina mais cara é algo absolutamente banal. Difícil mesmo é definir qual é a menor árvore de Natal já criada.

E é difícil porque poucas pessoas podem ver a árvore de verdade.

 

 

 

20.000 vezes menor que um fio de cabelo

 

A estudante em física da Universidade Tecnológica de Delft, Maura Willems, decidiu estabelecer um desafio para ela mesma: construir a menor árvore de Natal do mundo. É claro que o desafio ficou um pouco mais fácil quando ela optou por utilizar o sofisticado equipamento científico que estava ao seu dispor na instituição de ensino ao qual ela faz parte.

Para alcançar tal objetivo, ela utilizou um microscópio para extrair átomos individuais de uma rede cristalina, criando assim uma estrutura em forma de árvore com apenas quatro nanômetros de altura. Essa árvore é um pouco mais grossa que uma ramificação do DNA humano (se é que ajuda de alguma forma a dimensionar o quão fina e essa árvore).

A profissional de física utilizou um microscópio que é muito útil para pesquisas onde os cientistas precisam encontrar, estudar ou manipular átomos individuais em estudos sobre as atividades dos elétrons e da supercondutividade no grafeno. Tal instrumento oferece uma melhor compreensão do nosso universo enquanto operamos os materiais nas menores escalas possíveis.

Ou seja, Maura utilizou um instrumento científico caríssimo para criar a menor árvore de Natal do mundo. Isso pode parecer uma enorme perda de tempo ou má utilização de tecnologia, mas um experimento como esse pode abrir as portas para novos desenvolvimentos científicos, permitindo que esses equipamentos sejam explorados para descobertas em campos ainda não abordados.

E, convenhamos: essa pequena árvore de Natal pode ser considerada uma genialidade sem precedentes. Ela é incrivelmente pequena, já que foi elaborada a partir de um pequeno punhado de átomos acumulados em sua estrutura reticular. Em linhas gerais, a menor árvore de Natal do mundo é 20.000 vezes menor que um fio de cabelo humano.

Pronto. Agora ficou mais fácil dimensionar o quão pequena é essa árvore.

 

 

Via Futurism


Compartilhe
Publicado emTecnologiaVariedades