Amou Haji pode ser considerado um caso excepcional para a ciência, pois ele fez de tudo para morrer rápido e, mesmo assim, conseguiu viver mais de um século.
E uma das coisas que ele fez foi não tomar banho. Ele foi tão bem sucedido nessa missão, que se tornou a pessoa mais suja do mundo, já que ficou quase 60 anos sem chegar perto da água para lavar o seu corpo.
E como eu sei que você clicou neste artigo porque leu o título, sabe que ele morreu apenas dois meses depois de tomar banho após esse tempo todo de sujeira. E aqui, podemos (quase) afirmar que este foi um assassinato assistido, pois foram os vizinhos que o obrigaram a fazer a higiene física.
Se o problema fosse “apenas” a falta de banho…
Amou Haji não é o nome real de nosso protagonista, mas sim um apelido que normalmente usam no Irã para os anciãos. E o motivo para a falta de banho não poderia ser outro: algumas desilusões emocionais na vida que o levaram a um comportamento de abandono.
Ele realmente acreditava que a água e o sabão poderiam trazer algum tipo de enfermidade ao seu corpo e, por causa disso, simplesmente parou de tomar banho. E agora, de forma bem bizarra e triste, constatamos que ele tinha um pouco de razão nas suas preocupações.
Mas a falta de banho não era o único comportamento radical que Amou adotou para si. Ele também parou de beber água potável (ele só bebia água da chuva) e comer comida fresca, se alimentando de porcos espinhos mortos e outros animais que ele caçava.
Para deixar a equação de sua existência ainda mais complexa, ele era um fumante inveterado, consumindo tabaco misturado com excrementos animais, além de fumar até quatro cigarros de uma única vez. E chega a ser surpreendente ver que alguém com esse combo de comportamento conseguiu viver tanto tempo.
Em 2013, produziram um documentário para contar a sua vida inusitada: The Strange Life of Amou Haji. No final do artigo, você pode ver um vídeo com um pequeno fragmento desse material, que mostra o nosso protagonista em ação, com o seu estilo de vida excêntrico.
Como Amou Haji morreu depois de tomar banho
Não faz muito tempo que os vizinhos de Amou se cansaram de ver a sua imagem deplorável e o mau cheiro que exalava do seu corpo (e se cansaram também em cuidar das próprias vidas), e se reuniram para convencê-lo que ele precisava mesmo tomar um banho.
A vizinhança conseguiu o que queria, o que foi um péssimo negócio para Amou, que não se sentiu bem após o banho, ficou doente e, dois meses depois, faleceu. Talvez a causa da morte seja justamente a sugestão mental que ele tinha por sua crença que a água limpa poderia mata-lo. Ou quem sabe o banho causou algum problema real em seu organismo.
Não dá para saber.
Aliás, é difícil inclusive determinar o que é real e o que é uma boa dose de exagero nessa história. É muito pouco provável que um ser humano tenha alcançado os 94 anos de vida depois de 60 anos sem tomar banho, sem beber água potável, dormindo no meio do lixo e não consumindo alimentação saudável ou fresca. Sem falar na ausência de atenção médica ao longo de todo esse tempo.
Mas a história é curiosa demais para que não seja feito um registro adequado. E só estou fazendo a minha parte: entregando uma curiosidade para o seu entretenimento.