samsung

Pode ser uma falsa impressão minha. Porém, ao que tudo indica, a Samsung conseguiu ‘esvaziar’ a Mobile World Congress 2018.

Bastou os coreanos anunciarem que vão mesmo apresentar os novos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ no evento de Barcelona, que outros fabricantes simplesmente começaram a ‘refugar’. Na verdade, nem todos. Alguns simplesmente deixarão o evento por uma mera coincidência.

A LG não vai apresentar o LG G7, que só deve ser apresentado em abril. Estará na feira, mas não com o seu dispositivo estrela. Há quem diga que os coreanos vão anunciar uma versão atualizada (ou turbinada) do LG V30, mas nada é muito certo.

Já a Huawei evitou mesmo o embate com a Samsung. O seu próximo top de linha vai receber um evento em separado, para atrair para si os holofotes.

A ASUS pontualmente não deve trazer nada novo entre os tops de linha ou intermediários premium, uma vez que o Zenfone 5 deve mesmo ficar para o mês de maio.

Por outro lado, a Sony sim pode se atrever a enfrentar a Samsung, apresentando o seu novo smartphone top de linha no evento de Barcelona. E acho pouco provável que a Motorola/Lenovo apresente algum modelo premium na MWC. No máximo deve apresentar o Moto G6 e Moto G6 Plus. E, ainda assim, não é certeza.

Logo, a Samsung deu uma esvaziada na MWC 2018. Não estou afirmando que vai reinar sozinha no evento de Barcelona, mas sim que terá protagonismo máximo com os seus próximos modelos top de linha.

E, mesmo assim, ainda acho que teremos uma MWC 2018 muito interessante. Mesmo porque os fabricantes menores estarão no evento, dando a cara para bater.

E os nem tão menores assim também se farão presentes. Vide a Xiaomi, que deve fazer algum barulho.

Logo, vale a pena esperar pelo final de fevereiro. Será um período quente para a área de mobilidade.