Compartilhe

Tirar um cochilo depois do almoço uma ou duas vezes por semana pode ajudar você a viver mais. É o que indica um estudo recente realizado pelos investigadores do Hospital Universitário de Lausanne (Suíça).

O estudo foi feito com 3.462 voluntários, e os acadêmicos analisaram os padrões de sono diurno dessas pessoas durante vários anos. A idade dos analisados variava entre 35 e 75 anos.

Durante três anos, eles foram questionados semanalmente sobre o hábito de tirar um cochilo depois do almoço. Quase 60% admitiu não dormir durante o dia. Por outro lado, um em cada cinco dos analisados tirava um cochilo depois do almoço uma ou duas vezes por semana, e quase uma quarta parte reconheceu o hábito três ou mais vezes por semana.

Após três anos de estudo, a saúde dos pesquisados foi monitorada por outros cinco anos. Nesse tempo, foram registradas 155 enfermidades cardiovasculares entre os voluntários (fatais ou não). Isso inclui infartos e derrames cerebrais.

 

 

Tire um cochilo depois do almoço. Não importa a duração

Depois desse tempo, apenas aqueles que cochilaram depois do almoço uma ou duas vezes por semana tiveram um risco 48% menor de ter enfermidades cardiovasculares.

Porém, dormir durante o dia mais do que isso não é tão bom, pois não refletiam em diferença alguma em relação com aqueles que não dormiam.

Sobre a duração da “siesta”, não está comprovada que a duração era relevante para o benefício.

Ainda não se sabe como a soneca depois do almoço atua para gerar uma saúde melhor para o sistema circulatório. Os pesquisadores admitiram que ainda falta um pouco para comprovar tal mecanismo. Mas evidenciaram os benefícios que a prática desta atividade pode oferecer.

 

+info


Compartilhe