miracle-machine

Eu publiquei na semana passada um post sobre um novo dispositivo na Kickstarter, que era capaz de um milagre, literalmente: transformar água em vinho. O produto, muito apropriadamente chamado de The Miracle Machine, é na realidade, falso. Mas tem uma boa causa por trás disso: lutar para que os mais necessitados tenham acesso a água limpa.

A máquina foi parte de uma campanha viral da ONG Wine to Water. A organização trabalha para fazer chegar a água potável para as pessoas que vivem em países onde isso não é possível. Eles buscam arrecadas fundos para criar infraestruturas de água limpa em países necessitados, e uma das formas de conseguir dinheiro é vendendo garrafas de vinho.

Segundo explicam os responsáveis da campanha em nota de imprensa, por apenas US$ 1, uma pessoa pode ter acesso à água limpa durante todo um ano. O que falta mesmo é explicar o que eles poderiam fazer com os US$ 499 que muitos queriam pagar pela The Miracle Machine.

Nenhum dos investidores na máquina falsa vai perder o seu dinheiro, até porque ninguém foi cobrado pelo investimento. No dia 22 de março (dia internacional da água), a Wine to Water vai lançar uma garrafa comemorativa, para arrecadar mais fundos para a sua causa. De acordo com a ONG, mais de 2.5 bilhões de pessoas no planeta não conseguem tem acesso à água potável, e a cada 22 segundos morre uma criança por doenças derivadas da insalubridade da água.

+info