ABPod. Associação Brasileira de Podcasters.

Faz um bom tempo que eu não produzo podcasts na internet brasileira. Eu não tenho mais tempo, decidi seguir outros caminhos profissionais, os blogs em texto ainda pagam as minhas contas, e a mídia por aqui funciona para poucos. Eu nunca fui muito próximo da ABPod. Ultimamente, eu estou pegando nojo de associações, não importa qual, já que todas elas tendem a estragar qualquer coisa com a burocratização e com gestores que se acham o cargo, no lugar de pensar que estão apenas ocupando o cargo temporariamente.

Eu recebi as informações sobre a última polêmica envolvendo a ABPod, com declarações recentes envolvendo visões políticas individuais. Eu li tudo com atenção e, com muita calma e amor no coração, tudo o que eu tenho a dizer é: eu nada tenho a dizer.

Sim. Vou dar uma de isentão, algo raro da minha parte. E eu vou fazer isso não para passar pano em quem está na chefia da ABPod (mesmo porque eu não vou ganhar nada com isso), mas simplesmente porque eu estou me sentindo um verdadeiro alienado sobre o universo do podcast nacional.

Como eu disse, eu li a postagem como um todo. Inclusive o final, que seria uma espécie de plot twist no texto. E… o que eu posso dizer? Independente de ter um plot twist ou não (e um plot twist que não agrada nem a gregos, muito menos a troianos), eu acho um grande problema alguém usar um espaço institucional para expor opiniões de caráter pessoal.

Eu mesmo tenho três blogs, dois deles comerciais, e uso esse blog para falar exatamente o que penso. Tudo bem, eu assumi posicionamentos no TargetHD.net e no SpinOff.com.br que falam muito mais sobre mim do que o que teoricamente estaria relacionado com as duas marcas. Porém, nenhum dos blogs são de associações, os dois blogs são meus e eu respondo por tudo o que eu escrevo neles.

Já qualquer canal oficial da ABPod não pertence a uma pessoa. E qualquer coisa escrita nele quem vai responder é a ABPod, e não um indivíduo que publica as suas opiniões nesse canal de informação. Acho que esse tipo de postura traz inconvenientes dos mais diversos.

Mas… sobre o conteúdo em si relatado na postagem… eu não tenho nada a dizer. De verdade. Só seria mais legal se posicionamentos fossem assumidos de forma direta, sem intermediários.

Ou sem contar com a ajuda dos seguidores da ABPod nas redes sociais, apenas para fazer com que o seu discurso ganhe um eco maior.

Mas essa é só a minha opinião, tá? Acho que nem tenho tanta moral para falar qualquer coisa. Faz um tempão que eu não publico um podcast no Brasil.

Só estou dando os meus dois centavos. E vou parar por aqui para tomar uma xícara de café.