revo-build-05-1-topo

Eu sou um dinossauro do mundo da tecnologia. E me lembro que o primeiro computador que eu tive em casa era um autêntico representante da ‘era Frankenstein’. Eu explico, novatos: antigamente, era mais barato você comprar peças de diferentes fabricantes para montar o seu computador do que comprar um produto de um único fabricante, pronto para uso. Sabe, na época não existia tantos incentivos fiscais para a produção de computadores no Brasil, o que deixava o produto final muito caro.

Mas não se preocupe. Esses velhos tempos estão de volta, com o fim do PIS/Cofins.

De qualquer forma, o tempo passou, e hoje ficou comum você comprar um computador completo, com uma garantia global de todos os componentes. As pessoas só montam o seu computador quando possuem necessidades muito específicas (servidores multimídia, centralizador de dados, máquina para games, etc). E é pensando nesse público mais específico que a Acer apresentou o Revo Build M1-601, um PC modular no estilo do Project Ara.

Nesse aspecto, o conceito é o mesmo. O usuário compra a CPU base, e de acordo com suas necessidades, vai adquirindo os complementos, para ampliar as possibilidades de uso. A grande vantagem de um produto como o Revo Build M1-601 é seus módulos ficam muito bem organizados, já que possui contatos magnéticos para encaixe desses módulos.

Tudo fica visualmente muito organizado, sem causar a estranheza de ter componentes de fabricantes diferentes, cores diferentes e especificações diferentes. Isso se reflete também na hora de configurar os novos módulos, já que o usuário pode simplesmente retirar um módulo e colocar outro, de acordo com a sua conveniência e necessidade. E o sistema reconhece tudo, sem complicações.

revo-build-02

Produtos como esse são pensados nos profissionais com necessidades corporativas ou de administração de sistemas de rede de pequeno porte, além dos profissionais de TI que necessitam de um equipamento de fácil customização para testes e análises de sistemas. Ok, talvez o usuário doméstico também possa se beneficiar de um produto como esse, mas é bem mais difícil de se imaginar alguém usando um equipamento como o Revo Build M1-601 para tarefas mais ‘banais’, por assim dizer.

Leia também:  Airtop, um potente computador sem ventilador

Mesmo assim, é uma proposta que considero interessante. E uma forma da Acer reinventar o segmento de desktops, tão carente de soluções inovadoras.