loreal-nfc

A L’Óreal desenvolveu em parceria com a empresa MC10 interessantes adesivos NFC, pensados para alertar o usuário (com a ajuda do smartphone) sobre quando o mesmo está muito exposto ao sol.

Os adesivos da Le Roche-Posey serão lançados no próximo verão (do Hemisfério Norte), e integram até cinco capas de componentes, que trabalham em conjunto com um reagente que muda de cor quando se expõe aos raios ultravioleta, e outra com a parte eletrônica NFC para enviar os dados ao smartphone.

O funcionamento é bem simples, e pode ser usado com (quase) qualquer smartphone. Primeiro, temos a opção de utilizá-lo com dispositivos não compatíveis com o NFC, através de um aplicativo especial e com a captura da imagem do adesivo pela câmera do celular. As cores do adesivo são analisadas para determinar a quantidade de raios UV que o usuário recebeu. Esses dados se mostrarão de forma ordenada e cronológica por meio de uma série de gráficos e estatísticas.

Se o smartphone é compatível com o NFC, basta colocar o dispositivo sobre o adesivo, e a sincronização começará instantaneamente, passando os dados para o smartphone e mostrando as estatísticas de exposição solar.

A tecnologia My UV Patch pode analisar os dados de cinco dias de uso. O adesivo é hipoalergênico, à prova d’água, não precisa de baterias ou de energia de qualquer espécie, e o adesivo utilizado é do tipo médico, o que evita os problemas com um uso contínuo.

Vídeo demonstrativo a seguir.