De tempos em tempos, eu recebo essa prática nefasta na minha conta do PayPal. E isso me irrita profundamente. Um bando de desocupados agora oferecem produtos e serviços realizando cobranças na sua conta no serviço de pagamentos eletrônicos.

Não podemos negar que a criatividade dos vagabundos alcança limites simplesmente inacreditáveis. Por outro lado, não deixa de ser uma campanha de SPAM que só existe para irritar e arruinar a vida de alguém que está cuidando da própria vida (no caso, eu).

Não são poucas as empresas que apostam no SPAM para tentar enganar usuários inocentes e, de forma indireta, o enorme mercado que existe com a troca e venda de dados dos usuários ou, no caso específico dessa prática via PayPal, os e-mails. Esta é apenas mais uma forma de burlar a detecção de SPAM do Gmail.

Eu acho tal prática nefasta e irritante. Pedir dinheiro via PayPal com a mensagem de SPAM na descrição é algo patético e criminoso. Me incomoda profundamente o descaramento das pessoas, que não mais se limitam a enviar mensagens de SPAM, mas sim enviam o pedido de pagamento de uma empresa teoricamente confiável.

Agora, pense na quantidade de pessoas descuidadas que simplesmente pagam o pedido (me pergunto se pode existir pessoas tão inocentes a ponto de aceitar pagar por algo assim). Por outro lado, quando penso em todas as formas que as pessoas já foram enganadas pela internet, não posso me surpreender se eu descobrir que alguém pagou pela prática do SPAM.

Não menos absurdo é fato que, uma vez a mensagem enviada para um e-mail que sequer está associado a uma conta do PlayPal, não há uma forma direta de denunciar a prática – algo que eu tive que fazer algumas vezes no PayPal através de um contato genérico.

Normalmente o PayPal não responde de forma rápida a esse tipo de reclamação, mas espero que isso mude conforme a tática se espalhe, com os usuários denunciando tudo o que está acontecendo.

Já dá trabalho demais lidar com os e-mails legítimos do dia a dia e com os SPAMs regulares. Agora a gente tem que encarar isso com o PayPal?

Aí não dá!