A Alemanha quer criar uma ‘taxa de memes’. Acredite, se quiser.

A taxa de cópia privada é uma das novas aberrações da era digital. Com ela, todos os usuários teriam que pagar por algo que eventualmente podem fazer com conteúdos pelos quais já pagam. E isso pode acontecer com os populares memes na Alemanha.

Os gestores alemães estão preocupados com a utilização de imagens potencialmente sujeitas a direitos autorais em memes, e considera aplicar taxas aos sites de compartilhamento de imagem, com o objetivo de compensar os eventuais detentores dos direitos autorais.

Além da aberração que é a taxa da cópia privada, não há maiores explicações sobre como eles pretendem cobrar tais taxas de forma justa e proporcional. Obviamente, o que parece ser o mais importante é o dinheiro que as taxas devem movimentar.

Também não fica claro por que a Alemanha quer cobrar uma taxa sobre algo que se encaixa na cláusula de ‘fair use’ (como é o caso de uma paródia sem fins lucrativos), ou cobrar por imagens que são de uso livre.

De qualquer forma, esperamos que a moda não pegue. Já pensou ter que pagar impostos por utilizar um navegador, pelos bytes transferidos, pelos GB contratados em nossos planos…

Ia ser o caos.

 

+info