Compartilhe

Eu quase não consegui assistir ao Emmy Awards 2019. Um ensaio com gravação de um dos meus corais fez com que eu perdesse a primeira hora do evento, e como eu não estou escrevendo mais para o SpinOff.com.br, a premiação da TV se tornou secundária.

Mas era de se imaginar que uma premiação sobre séries de TV, telefilmes, realitys, limited series e programas de variedades pudesse atrair audiência televisiva por si. Mas isso não está acontecendo há muito tempo e, mais uma vez, temos um Emmy Awards quebrando um recorde negativo de audiência.

O Emmy Awards 2019 foi transmitido pela Fox, que registrou um rating de 5.7 com 10% de share, uma queda de 23% em relação aos números do ano passado (transmitido pela NBC) e 30% abaixo dos números registrados em 2017 (transmitido pela CBS).

 

 

Ninguém se importa mais com o Emmy Awards

Apesar do Brasil ser o segundo país que mais publicou mensagens no Twitter sobre o Emmy Awards 2019, fato é que apenas aquelas pessoas que realmente acompanham as séries de TV hoje (porque escrevem sobre elas nos sites e blogs especializados) ficaram comentando nas redes sociais sobre a premiação.

Até podemos explicar a forte queda de audiência do Emmy Awards pelo simples fato da premiação enfrentar o Sunday Night Football, jogo da rodada da NFL exibido pela NBC e com cobertura nacional.

Mesmo assim. Não ajuda muito o fato do Emmy Awards 2019 premiar Game of Thrones como Melhor Série Dramática, justo no ano da pior temporada da série (de acordo com a opinião de muita gente). Ou seja, ganhou o prêmio pela “viagem”, e não pelo conteúdo apresentado. E isso apagou um pouco a grandiosidade do fato de uma das maiores séries de TV da história estar chegando ao fim.

E isso, porque eu não menciono aqui a falta de interesse do público em séries que só os votantes apreciam. Nada contra a qualidade das séries, mas as produções mais populares não são mencionadas nas diversas categorias do Emmy Awards.

Outro fator que não ajudou o Emmys foi a saturação das mídias. A premiação era muito popular antes da era da internet. Agora, como é fácil ter um resumo de tudo o que aconteceu sem precisar ficar três horas na frente da TV (Twitter, Instagram Stories, YouTube, etc), as pessoas preferem fazer outras coisas de suas vidas do que esperar pacientemente para ver alguns dos mesmos vencedores do ano passado.

Eu não sei o que o Emmy Awards precisa fazer para voltar a ganhar relevância. Parece ser um caso perdido ou sem solução. E, sinceramente, eu não sei se vou me dar ao trabalho de ver a cerimônia de 2020. De forma quase surpreendente.

Engraçado é que no Oscar esse desinteresse não acontece. Será pelo fato dos indicados nunca serem os mesmos a cada ano?


Compartilhe