Compartilhe

motorola-moto-g-01

O segundo modelo da nova fase da Motorola, que é uma empresa da Google (é sempre bom lembrar isso), é o Motorola Moto G. O smartphone chega como uma proposta bem simples, objetiva, e considerada “audaciosa” para muitos dos seus concorrentes: oferecer um produto com especificações interessantes, um desempenho impressionante, e um preço bem acessível. De forma surpreendente, eles conseguem isso, mostrando que a MotoGoogle (ou Googlerola) está mesmo disposta a ditar regras no mercado de smartphones intermediários.

Sobre o Produto

O Motorola Moto G é uma versão mais simples e de baixo custo do Moto X. Reforça a proposta geral da nova fase da Motorola, em oferecer smartphones que reflitam mais a proposta da Google para esses dispositivos. Mesmo assim, ainda consegue oferecer um produto de qualidade acima do esperado para aqueles usuários que não podem (ou não querem) gastar muito em um smartphone. Afinal de contas, o produto oferece mais por um menor preço, e as pessoas gostam disso.

Contando com uma interface Android em estado quase puro), o Moto G lembra uma versão alternativa do Nexus 4 em alguns aspectos. Não é tão potente quanto o “Googlephone da LG”, mas possui design e desempenho que, de cara, você logo pensa: “tem o dedo da Google nesse produto’.

Características

motorola-moto-g-02

Na sua estética, o Moto G é muito parecido com o Moto X, com algumas pequenas diferenças que são perceptíveis quando o usuário está próximo aos dois dispositivos. Posicionamentos de câmera frontal e alto-falante traseiro, além da carcaça removível do Moto G são as diferenças mais evidentes. De longe, é praticamente impossível diferenciar o Moto G do Moto X. Aliás, alguns usuários consideraram o modelo de baixo custo mais confortável para segurar do que o modelo com os recursos inteligentes.

As principais (e mais evidentes) diferenças entre os dois modelos estão nas suas características técnicas. O Moto G possui uma tabela de hardware (teoricamente) mais simples, com o claro objetivo de tornar o produto mais acessível ao consumidor final. Mesmo assim, o modelo da Motorola ainda consegue oferecer um conjunto interessante de hardware, com um processador quad-core de 1.2 GHz, GPU Adreno 305 e 1 GB de RAM (levando em conta a faixa de preço sugerida).

O resultado dessa combinação é um desempenho muito consistente, com uma fluidez quase impecável, uma autonomia de bateria excelente, e um resultado final de uso que o posiciona à frente dos seus principais concorrentes. O fato de contar com o sistema operacional Android 4.3 Jelly Bean (com atualização para o Android 4.4 KitKat já em curso) em estado quase puro ajuda e muito em oferecer como resultado final um experiência de uso otimizada.

motorola-moto-g-05

Outro aspecto importante no Moto G (e que se alinha à proposta da Google, em oferecer o bom, barato e com baixo consumo de recursos) é a sua autonomia de bateria, que é realmente muito boa. A ausência de recursos avançados, que estão presentes no Moto X (como por exemplo a tela inteligente, o processador de voz ligado o tempo todo, os sensores de movimento, etc) ajudam nessa economia de bateria. Mesmo assim, comparado com os concorrentes de preço (e até modelos um pouco mais caros, mas com especificações semelhantes), o resultado obtido pela Motorola nesse aspecto é realmente surpreendente.

Por fim, a Motorola colocou pequenos diferenciais que devem atrair muitos usuários, como as carcaças traseiras personalizadas, e principalmente, o fone Bluetooth Sol Republic na versão Music Edition, que nos EUA custa mais de US$ 200, e recebeu muitos elogios em reviews. Pagar R$ 200 nesse acessório acaba sendo um grande negócio.

motorola-moto-g-07

Prós

– Um desempenho praticamente impecável: um dos melhores smartphones da sua categoria nesse aspecto. A experiência de uso do Moto G não deve em nada ao Moto X (exceto pelas diferentes funcionalidades já destacadas), o que é um ponto muito positivo para o dispositivo.
– Autonomia de bateria excelente: em meus testes com o dispositivo, ele pode alcançar os dois dias completos de uso moderado, ou até 4 dias em standby (conectado na internet via Wi-Fi). É algo que chama a atenção, e deve ser um dos chamarizes para aqueles que necessitam ter a certeza que o dispositivo vai funcionar por um dia completo de uso.
– Diferenciais nos itens complementares: algumas pessoas gostam de personalizar os seus dispositivos, e as carcaças traseiras são bem vindas. E os fones Sol Republic são um grande negócio aqui no Brasil.
– A melhor relação custo/benefício da sua categoria: o Moto G é, hoje, a melhor relação custo/benefício entre os modelos de linha média. Você não vai encontrar na concorrência um modelo que ofereça tantos benefícios por um preço tão acessível.

Contras

– As câmeras são apenas “ok”: tudo bem, estamos falando de um telefone de linha média, e a grande maioria dos smartphones com essa faixa de preço não contam com câmeras espetaculares. E sim, estamos falando da Motorola, que historicamente não consegue oferecer grandes câmeras nos seus dispositivos. Mesmo assim, não é pedir muito sensores um pouco melhores.
– Carcaça traseira: seu material é de qualidade mediana (já esperado, mas é mais tampa traseira que muitos dos seus concorrentes), e de difícil remoção. Um cuidado maior ao manusear esse item é recomendado.
– Bateria não removível: pelo menos para mim, não faz muito sentido ter uma tampa traseira no dispositivo, mas não permitir que sua bateria seja removível.
– Ausência de slot para cartões microSD: entendo que a decisão aqui prioriza um melhor desempenho do sistema. Porém, muitos usuários reclamam do fato de não poderem ampliar o espaço de armazenamento do smartphone, ficando restritos aos 8/16 GB disponíveis no telefone.

Relação Custo/Benefício

motorola-moto-g-08

Vou repetir: o Motorola Moto G é, sem medo de errar, a melhor relação custo/benefício entre os smartphones de linha média do mercado nacional nesse momento. A Motorola estabeleceu padrões para produtos nessa categoria, e a concorrência vai ter que seguir esse padrão em 2014. Com um conjunto de hardware equilibrado e alinhado com o software, o dispositivo oferece uma experiência de uso Android plena e satisfatória, e principalmente, superior aos seus concorrentes diretos.

Os pontos considerados negativos (ou contrários) ao Moto G não desabonam o produto, até porque estamos falando de um dispositivo de linha média. E, como já foi frisado nesse post por algumas oportunidades, os concorrentes não oferecem a mesma experiência de uso tão favorável que o telefone da Motorola apresenta hoje.

motorola-moto-g-06

Nota Final: 8.8/10

Desempenho: 9
Design: 8
Funcionalidades: 8
Preço: 10
Relação Custo/Benefício: 9

04-botao-clique037-180.jpg

Especificações Técnicas

MarcaMotorola
Tipo de ChipMicro Chip
Sistema OperacionalAndroid
ModeloTouch
FormatoBarra
Tamanho do Display4.5″
Tecnologia3G
Wi-fiSim
BluetoothSim
MultichipDual Chip
Câmera5MP
FlashSim
Câmera FrontalSim
FilmadoraHD
Sintonizador de TVsem TV
RádioSim
GPSSim
NFCNão
Processador1.2 GHZ
Memória Interna8GB/16GB
Dual CoreNão
Quad CoreSim
Tipo de PlanoDesbloqueado
BandaGSM 850/900/1800/1900 WCDMA 850/900/1900/2100
EDGESim
GPRSSim
WAPNão
Recursos FotográficosCamera Integrada 5MP + LED Flash e Camera Frontal de 1.2MP
Recursos de videosGravação nos formatos: HD720 (720×1280)
MP3 PlayerSim
Recursos de somMP3, Conector padrão 3.5mm; Rádio FM.
Extensão para Cartões de MemóriaNão
Recursos de chamadaDiscagem rápida, chamada em espera, registro de chamadas feitas, recebidas e não atendidas
ToquesMP3
Alerta vibratórioSim
Viva-vozSim
JogosSim (via Download do Google Play Store)
Agenda, capacidade máxima de contatosLimitado pela memória
Data e HorárioSim
CalendárioSim
CalculadoraSim
CorPreto
Idiomas do menuPortuguês, Inglês, Espanhol
Alimentação, tipo de bateriaBateria 2070mAh
Material/ComposiçãoPlástico com componentes eletrônicos
Conteúdo da EmbalagemSmartphone XT1033; Fone de ouvido estereo; Carregador de parede; KIT de Manual do usuário; Cabo para Sincronismo e 3 capas traseiras coloridas
Dimensões aproximadas do produto – cm (AxLxP)12,9×6,5×1,1cm
Dimensões aproximadas da embalagem do produto – cm (AxLxP)13,9×9,8×5,9cm
Peso liq. aproximado do produto (Kg)140g
Peso liq. aproximado da embalagem c/ produto465g
Garantia do Fornecedor12 meses
Mais InformaçõesAlgumas funções, serviços e aplicativos dependem de acesso à internet e/ou da disponibilidade da operadora, limitados à sua área de cobertura. Termos, condições e/ou taxas adicionais podem ser aplicáveis. Todas as funções, características e outras especificações técnicas do produto dependem do modelo do smartphone e estão sujeitas a alterações sem aviso ou outras obrigações. Contate seu provedor de serviços e de produto para obter mais detalhes e informações sobre o funcionamento e restrições. A venda pode estar sujeita às políticas do seu provedor de acesso, incluindo assinatura de contrato de permanência mínima. Todo o período de conversação ou em stand-by é contabilizado no Modo Digital, de forma aproximada. O desempenho da bateria depende da configuração de rede, da intensidade do sinal, da temperatura de funcionamento, das funções selecionadas, além do padrão de uso de voz, dados e outros aplicativos. A memória indicada corresponde à memória total não formatada, sendo que a capacidade disponível para o usuário depende da versão do sistema operacional, aplicações, conteúdos e dados instalados. Este produto atende às exigências técnicas e legais relacionadas à exposição à Rádio Frequência. MOTOROLA é marca registrada da Motorola Trademark Holdings LLC. Android, Google, Google Play, Google+, Google Maps, e Google Now, entre outras, são marcas pertencentes ao Google Inc. Todos os outros nomes de produtos e serviços pertencem aos seus respectivos proprietários. © 2013 Motorola Mobility LLC. Todos os direitos reservados.
Referência do modeloXT1033

Compartilhe