Compartilhe

galaxy-note-8-01

O mundo dos tablets é dominado pelo iPad e sua variante (iPad mini). Mas isso não quer dizer que os tablets Android não avançam terreno de forma significativa. O sistema da Google pode se tornar até o final de 2014 o dominante nesse segmento, assim como faz hoje com os smartphones. Um dos fabricantes mais bem sucedidos no mercado de tablets Android é a Samsung (pra variar), e nesse post, vamos destacar um dos produtos que ajudam os coreanos a obter esse êxito: o Samsung Galaxy Note 8. Em um mercado cada vez mais crescente, esse modelo é um dos mais promissores, conquistando usuários mesmo depois de quase um ano após o seu lançamento.

Sobre o Produto

O Samsung Galaxy Note 8 é um tablet que segue a proposta do repentino sucesso do “tabletphone” Galaxy Note: um dispositivo com tela touch, que permite a interação com o sistema operacional com os dedos e também com uma caneta Stylus, para anotações e desenhos. Essa estratégia deu tão certo para a Samsung, que eles criaram uma categoria a parte dentro do segmento de tablets, e outros fabricantes decidiram apostar firme nessa aposta.

Com a interface TouchWiz como outra assinatura clássica de um produto da marca Samsung, e a promessa de oferecer um dispositivo com especificações técnicas potentes, mas com um preço muito próximo ao seu principal rival (o iPad mini), o Galaxy Note 8 se apresenta como um dos tablets mais completos de sua categoria, com a promessa de oferecer uma experiência de uso competente e prazerosa para diferentes finalidades (produtividade, navegação na internet, entretenimento, games, etc).

Características

galaxy-note-8-02

Na sua estética, o Galaxy Note 8 lembra… um Galaxy Note gigante. Algumas linhas mais acentuadas e uma borda maior (itens já esperados, levando em conta a categoria de produto que estamos tratando) o diferenciam do Note original, apesar do tablet também poder atuar como um smartphone na sua versão 3G.

A sua caneta apontadora é a principal característica do Note 8. É o que faz o seu sucesso. A interação com o sistema, dentro dessa proposta com tela de amplas dimensões, é ainda mais prazerosa e produtiva (dependendo do perfil do usuário), já que para muitos a precisão oferecida para determinadas atividades é maior. Além disso, o Note 8 também abre uma boa perspectiva para ser uma ferramenta importante para estudantes e profissionais que ainda preferem fazer anotações a mão.

Outra assinatura do Galaxy Note 8 são as suas especificações técnicas. Apostar em um conjunto com um processador quad-core de 1.6 GHz, GPU Mali-400 e 2 GB de RAM garante (na teoria) um desempenho mais elevado para a maioria das atividades. Os resultados podem variar (dependendo da atividade realizada), mas a maioria dos usuários, na maioria dos casos, ficará satisfeito com o desempenho geral do produto. Sem falar no slot para cartões microSD, que amplia de forma considerável a sua capacidade de armazenamento, algo que é muito bem vindo para os usuários que querem utilizar o equipamento para armazenamento de fotos, músicas e vídeos.

Por fim, a interface TouchWiz. Muitos amam, outros odeiam, mas o fato é que essa é uma assinatura forte dos produtos da Samsung. Muitos consideram esse o segredo do sucesso dos coreanos na área mobile. Já outros entendem que, sem essa interface, os seus produtos seriam perfeitos.

Prós

– Um desempenho muito competente: o Galaxy Note 8 oferece um conjunto de hardware que tende a agradar a maioria dos usuários que querem um tablet para as atividades mais comuns.
– Memória expansível: alguns dos concorrentes diretos do Note 8 não possui um slot para cartões microSD, e essa é um item que muitos usuários buscam em seus dispositivos.
– É mais barato que os seus concorrentes diretos: poderia custar um pouco menos (levando em conta o seu tempo de mercado), mas ainda assim consegue ser mais barato nas versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G.

Contras

– Já tem quase um ano de mercado: para alguns usuários, o Galaxy Note 8 já é um produto “velho”. Levando em conta que a Samsung lançou recentemente na CES 2014 o Galaxy Tab Pro (veja bem, não é um Note), que tem especificações atualizadas, um Android atualizado e a nova interface Magazine UX, talvez esperar mais um pouco por um tablet melhor seja uma opção interessante. Sem falar que o próprio Note 8 deve receber uma nova versão ao longo de 2014.
– A interface TouchWiz: sempre serei contra essa interface, não importa o que aconteça. É um dos motivos pelos quais alguns produtos da Samsung necessitem de um pouco mais de recursos de hardware para obter um melhor desempenho.

Relação Custo/Benefício

galaxy-note-8-03

O Samsung Galaxy Note 8 ainda oferece uma boa relação custo/benefício, levando em consideração os seus concorrentes diretos, ou melhor, o seu principal concorrente nesse segmento. Existem tablets mais baratos, mas que não oferecem a mesma experiência de uso e benefícios que o tablet da Samsung apresenta com a sua tabela de especificações.

Algumas ponderações são feitas em função do tempo de mercado que o Galaxy Note 8 possui. Elas devem ser pesadas mais por aqueles usuários que buscam sempre ter os lançamentos mais recentes do mercado de tecnologia. Por outro lado, se você precisa de um tablet com um desempenho avançado para a maioria das atividades, mas não tem pressa em obter os últimos lançamentos, o Galaxy Note 8 pode ser uma excelente escolha.

Nota Final: 8.2/10

Desempenho: 9
Design: 7
Funcionalidades: 8
Preço: 9
Relação Custo/Benefício: 8

04-botao-clique037-180.jpg

Especificações Técnicas

MarcaSamsung
Tamanho da Tela8″
ConexõesWi Fi (Wi-Fi + 3G em versão alternativa)
Sistema OperacionalAndroid 4.1
Faz e Recebe ChamadasNão
Memória Interna16GB
EDGENão
GPRSNão
WAPNão
Câmera Integrada5.0MP
Câmera FilmadoraSim
MP3 PlayerSim
Extensão para Cartões de MemóriaSim
Compatibilidade de Cartões de MemóriaMicro SD até 64GB
Viva-vozSim
BluetoothSim
Recursos FotográficosCâmera Frontal 1.3MP, Câmera traseira 5MP
Recursos de somLeitor de música, Ringtones polifônicos, Toque MP3, Biblioteca de músicas
ToquesMP3, Polifonicos
Agenda, capacidade máxima de contatosDe acordo com a memória do aparelho
Idiomas do menuPortuguês, Inglês e Espanhol
Alerta vibratórioSim
CalendárioSim
CalculadoraSim
Data e HorárioSim
GPSSim
CorBranco
Alimentação, tipo de bateriaIons de Lítio
Garantia do Fornecedor12 meses
Conteúdo da Embalagem01, Tablet, 01 Fone de Ouvido, 01 Cabo USB, 01 Carregador
Dimensões aproximadas do produto – cm (AxLxP)21,1×13,6x 0,8 cm
Dimensões aproximadas da embalagem do produto – cm (AxLxP)22,1×14,6x 5,0 cm
Peso liq. aproximado do produto (Kg)304g
Peso liq. aproximado da embalagem c/ produto753g
Mais InformaçõesProcessador: Quad Core 1.6 Ghz; Aparelho possui duas câmeras: uma câmera frontal 1.3MP e outra traseira com 5.0MP

Compartilhe