Início » Software » Apple dá na cara do Android com iOS 15 no iPhone 6s e 6s Plus

Apple dá na cara do Android com iOS 15 no iPhone 6s e 6s Plus

Compartilhe

Tá, eu sei que o iPhone é caro o suficiente para ter cotação própria no mercado negro de órgãos vitais. Algumas pessoas literalmente venderam o rim para ter o smartphone da Apple. Também compreendo que a cotação do dólar da Apple no Brasil é ridícula (US$ 1 = R$ 10), e fui um dos mais críticos produtores de conteúdo quando a empresa decidiu remover os carregadores do kit de venda.

Mas… oferecer o iOS 15 para o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus… foi um baita golpe na mesa da Apple, dando um tapa na cara do Android com força!

 

 

 

É o mínimo que se espera, mesmo quando ninguém esperava

Todo mundo esperava que o iPhone 6s e 6s Plus chegassem ao final do seu ciclo de vida em 2021, ficando no iOS 14 e passando a receber apenas as atualizações de segurança. Porém, alguém na Apple decidiu mudar de ideia e entregou de presente o iOS 15 para os dois modelos.

A decisão torna essa geração do iPhone uma das mais longevas nas atualizações do iOS, com 6 anos de vida. Gente, SEIS ANOS COM O MESMO SMARTPHONE TOTALMENTE ATUALIZADO. E isso ajuda a explicar os elevados preços dos smartphones da Apple, pois eles custam a se desvalorizar.

Por mais que os fabricantes Android se esforcem em oferecer uma longa vida aos seus dispositivos, nenhum consegue chegar perto do que a Apple faz. A Samsung, uma das principais concorrentes, já faz um ótimo trabalho ao entregar três anos de grandes atualizações (e mais um ano de suporte para correções de segurança por mais algum tempo), mas é o máximo que consegue oferecer.

Porém, enquanto você comemora o fato que o seu iPhone 6s ou 6s Plus acabou de se valorizar de forma considerável (já pensou no dinheiro que você vai ganhar ao tentar vendê-lo agora?), é importante também que eu coloque um pouco de água no chope dos mais empolgados.

 

 

 

Não espere por milagres no desempenho

Se você acredita mesmo que o iOS 15 vai rodar liso no seu iPhone 6s ou 6s Plus, pode tirar o seu cavalo da chuva, pois ele vai pegar gripe e, nesse momento, isso é péssimo.

Estamos falando de um hardware com seis anos de vida e, tal e como acontece com qualquer tecnologia, ela fica estagnada e obsoleta. É o que fatalmente acontece com essa geração do iPhone.

O que a Apple está fazendo ao entregar o iOS 15 em um smartphone lançado no longínquo ano de 2015 é um autêntico milagre, mostrando em como a empresa trabalha duro para otimizar o software em função do hardware. E esse é um benefício que só é possível porque a gigante de Cupertino tem controle absoluto de todo o processo.

Por outro lado, não dá para esperar que o seu antigo telefone tenha o mesmo desempenho que um iPhone 12 ou um futuro iPhone 13. Obviamente, isso não vai acontecer.

Mas se você estiver ciente de tudo isso, talvez pode valer a pena segurar o seu iPhone 6s ou 6S Plus por mais um tempo. Minha dica é esperar pelos primeiros relatos dos desenvolvedores e, principalmente, após o lançamento da beta pública do iOS 15.

Os reviews dos mais corajosos serão o melhor termômetro se o iOS 15 vai funcionar bem ou não nesses iPhones do passado.

De qualquer forma, palmas para a Apple, que deu uma bela mitada no Android dessa vez.


Compartilhe